CORRUPÇÃO – PREVINA, COMBATA, DENUNCIE

09 de Dezembro – Dia Internacional de Combate á Corrupção

09 de Dezembro, esta data nos traz à reflexão e o alerta permanente de que muitas das nossas dificuldades estão atreladas à corrupção, triste realidade no dia a dia de nossas cidades.

O Sistema Observatório Social do Brasil reforça sua posição de sempre estar a postos quando o assunto é PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO e por meio da campanha PREVINA, COMBATA, DENUNCIE vem lembrar que este tema deve estar na pauta de todo cidadão, empresário, jornalista, profissional liberal, religioso, professor, estudante.

O Observatório Social do Brasil pretende sempre lembrar à sociedade de que não podemos descansar enquanto o Brasil não se tornar um país Área Livre de Corrupção!

A data foi instituída em 2003 quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, em que o Brasil e mais 101 países decidiram fortalecer a cooperação internacional, com o objetivo de ampliar o combate à corrupção. Esse acordo foi feito num evento da ONU em Mérida, no México.

A corrupção traz números desastrosos e leva direitos adquiridos historicamente pela sociedade, deixando o cidadão de bem a mercê da sorte para ter educação, saúde pública de qualidade, transporte público e outros serviços que deixam de ser entregues pelos governantes.

Surpreendentemente a Corrupção leva dos cofres públicos brasileiros valores na casa dos R$ 200 Bilhões por ano. (Fonte: Revista Isto É! 2017 – https://istoe.com.br/brasil-perde-cerca-de-r-200-bilhoes-por-ano-com-corrupcao-diz-mpf/)

Por meio do Controle Social, a participação do cidadão nos destinos da coisa pública é o caminho para estancarmos esse ferimento que nos sangra há séculos. O cidadão consciente e que fica de olho nas contas públicas eleva a segurança da melhor aplicação dos recursos públicos e pode evitar o desvio das verbas oriundas dos impostos que todos pagamos, resultando na melhor qualidade de vida de toda população.

Clique nas imagens para ver os vídeos

DA REDAÇÃO SISTEMA OSB

Diretor de Comunicação – Jean Pedroso

Revisão: Roni Enara

Texto/Pesquisa: Felipe Alves

Arte/Edição/Produção: Mateus Porfirio

Vídeos/Criação: Kênia Abreu, Anderson Nicoforenko, Mateus de Andrade Porfirio

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br