CORRUPÇÃO – PREVINA, COMBATA, DENUNCIE

09 de Dezembro – Dia Internacional de Combate á Corrupção

09 de Dezembro, esta data nos traz à reflexão e o alerta permanente de que muitas das nossas dificuldades estão atreladas à corrupção, triste realidade no dia a dia de nossas cidades.

O Sistema Observatório Social do Brasil reforça sua posição de sempre estar a postos quando o assunto é PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO e por meio da campanha PREVINA, COMBATA, DENUNCIE vem lembrar que este tema deve estar na pauta de todo cidadão, empresário, jornalista, profissional liberal, religioso, professor, estudante.

O Observatório Social do Brasil pretende sempre lembrar à sociedade de que não podemos descansar enquanto o Brasil não se tornar um país Área Livre de Corrupção!

A data foi instituída em 2003 quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, em que o Brasil e mais 101 países decidiram fortalecer a cooperação internacional, com o objetivo de ampliar o combate à corrupção. Esse acordo foi feito num evento da ONU em Mérida, no México.

A corrupção traz números desastrosos e leva direitos adquiridos historicamente pela sociedade, deixando o cidadão de bem a mercê da sorte para ter educação, saúde pública de qualidade, transporte público e outros serviços que deixam de ser entregues pelos governantes.

Surpreendentemente a Corrupção leva dos cofres públicos brasileiros valores na casa dos R$ 200 Bilhões por ano. (Fonte: Revista Isto É! 2017 – https://istoe.com.br/brasil-perde-cerca-de-r-200-bilhoes-por-ano-com-corrupcao-diz-mpf/)

Por meio do Controle Social, a participação do cidadão nos destinos da coisa pública é o caminho para estancarmos esse ferimento que nos sangra há séculos. O cidadão consciente e que fica de olho nas contas públicas eleva a segurança da melhor aplicação dos recursos públicos e pode evitar o desvio das verbas oriundas dos impostos que todos pagamos, resultando na melhor qualidade de vida de toda população.

Clique nas imagens para ver os vídeos

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO JÁ!

 CONHEÇA AS CIDADES QUE POSSUEM OBSERVATÓRIOS SOCIAIS CLICANDO AQUI

 

 

SEJA UM DOADOR

DA REDAÇÃO SISTEMA OSB

Diretor de Comunicação – Jean Pedroso

Revisão: Roni Enara

Texto/Pesquisa: Felipe Alves

Arte/Edição/Produção: Mateus Porfirio

Vídeos/Criação: Kênia Abreu, Anderson Nicoforenko, Mateus de Andrade Porfirio

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br