Representantes de OS participam de Conferência Internacional Anticorrupção

Evento organizado pela Amarribo Brasil e Controladoria Geral da União (CGU), reúne chefes de Estado e representantes da sociedade civil e dos setores público e privado com objetivo de desenvolver medidas de prevenção e combate à corrupção.

07 de novembro de 2012 19:23

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

Entre os dias 7 e 10 de novembro ocorre a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), em Brasília – DF. Promovido pela Transparência Internacional (TI), organização não governamental dedicada ao combate à corrupção em todo mundo, e organizado pela Amarribo Brasil (representante da TI no país) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), com o apoio do Instituto Ethos, o evento, realizado a cada dois anos em um país escolhido pela organização, reúne chefes de Estado e representantes da sociedade civil e dos setores público e privado.

O objetivo é promover a cooperação internacional entre as organizações que atuam no combate à corrupção e cidadãos de todas as regiões do planeta, além de apoiar, capacitar e envolver as pessoas de todos os setores e países, discutindo boas práticas, compartilhando experiências e traçando estratégias comuns para o desenvolvimento de medidas de prevenção e combate à corrupção.

A última edição do evento, em Bancoc, na Tailândia, atraiu cerca de 1.500 participantes, de 135 países.

Entre os participantes confirmados nesta edição estão o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto; o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.

Devido à grandiosidade do evento, a rede Observatório Social do Brasil (OSB) também marca presença, representada pelo seu Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças e presidente do Observatório Social (OS) de Belém – PA, Ivan Silveira da Costa. Também estão no evento Evandro Gevaerd, Diretor Executivo do OS de Brusque – SC, Renata Regina Saito, presidente do OS de Ilhabela – SP, o Vice-presidente para Assuntos Adminstrativo-financeiros do OS de Santo Antonio de Jesus – BA, André Gustavo de Araújo Barbosa e Maria Vaz de Lima Ramalho, representando o OS de Mandaguari – PR e a Associação de Amigos de Mandaguari (Adama) – esta é entidade que surgiu seguindo orientações da Amarribo Brasil e é uma das associações filiadas.

Renata conta: “Fui convidada pelo instituto Ilhabela Sustentável (IIS) a participar da IACC como conferencista. O IIS é o principal parceiro e fundador do OS de Ilhabela, bem como um dos fundadores da rede de Cidades Sustentáveis, parceira da Amarribo”.

Durante a conferência serão discutidos os seguintes temas:

• Agentes de mudanças: como transformar a onda de mobilizações contra a corrupção pelo mundo em mudanças reais e irreversíveis, conectando indivíduos e movimentos pelo mundo;
• Impunidade: soluções e respostas contra a impunidade;
• Pós Rio+20: estamos no caminho para um futuro transparente e sustentável?;
• Dinheiro público: como garantir a transparência e o controle social da gestão pública – ações de todos os setores da sociedade;
• Corrupção nos esportes: jogos limpos dentro e fora de campo – Copa 2014 e Olimpíadas 2016;
• Transição de governos e corrupção: como garantir transições políticas que levem a governos justos e transparentes;
• Agenda global de governança contra a corrupção.

“Os participantes farão importantes debates sobre boas práticas, compartilharão experiências e traçarão estratégias comuns para o desenvolvimento de práticas de prevenção e combate à corrupção no Brasil e no mundo”, afirma Leo Torresan, presidente da AMARRIBO Brasil.

A Amarribo

A Amarribo Brasil nasceu em 1999 como uma iniciativa de combate a corrupção no município de Ribeirão Bonito – SP. Ao lograr êxito em suas ações, com repercussão nacional, diversos cidadãos do país procuraram a organização em busca de apoio e orientação para formarem ONGs com o mesmo objetivo em seus municípios. A partir de então a Amarribo iniciou um trabalho de disseminação de sua experiência e começaram a surgir inúmeras organizações inspiradas no trabalho da entidade. Dessa forma, consolidava-se a Rede Amarribo Brasil. Atualmente com mais de 200 organizações afiliadas, é coordenada pela Amarribo em parceria com o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC). Em 2011 a organização ampliou sua atuação para nível internacional e atualmente é instituição de contato da Transparência Internacional no Brasil.

Mais informações sobre o evento pelo site www.15iacc.org

Fonte: Amarribo Brasil e 15ª IACC

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br