População pode contribuir no controle de gastos públicos

O tema “transparência como ferramenta de controle” foi abordado pelo Coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da Controladoria Geral da União, Ivan Jadovski, durante o Ciclo de Palestras das Ciências Sociais aplicadas, da URI Erechim

15 de setembro de 2014 18:07

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

A segunda noite de conferências do Ciclo de Palestras das Ciências Sociais aplicadas da URI teve sequência na noite de terça-feira, 09. A presidente do Observatório Social de Erechim, Belonice Sotoriva, falou sobre a instituição, salientando que é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

O tema “transparência como ferramenta de controle” foi abordado pelo Coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da Controladoria Geral da União (CGU), Ivan Jadovski. Afirmou, entre outros aspectos, que a população pode auxiliar no controle dos gastos públicos. “A transparência é uma ferramenta de controle porque é a efetivação de um princípio da constituição, princípio da publicidade, que hoje não se limita somente ao controle dos atos administrativos. Ela se confirma na lei de acesso à informação e na utilização dos portais de transparência para se fazer controle, notadamente social, porque a partir do momento que o povo participar e souber buscar as informações do gasto público, vai saber fazer o controle”, disse o palestrante. Este controle, informou o representante da CGU, pode ser feito através dos portais da transparência da União, Estado e municípios e lei de acesso à informação.

O Ciclo de Palestras encerra na noite de hoje com o “Programa do ACODI”. Coordenado pelo Curso de Letras, trará temas relacionados à formação acadêmica, o mercado de trabalho e a realização pessoal e profissional.

Via URI | Erechim

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br