Pesquisa: ENCCLA e OSB lançam pesquisa sobre cursos EaD

09 de abril de 2020 17:20

Veja outras publicações das mesmas tags: |

O Sistema Observatório Social do Brasil (OSB) em apoio à Ação 10/2020 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), lançam pesquisa com o objetivo de mapear perfil e necessidades de usuários de cursos em formato EAD, com objetivo de capacitar pessoas para o exercício do controle social e fiscalização de contratos públicos.

Clique aqui para acessar a pesquisa

A pesquisa para Ana Cristina Tostes – MPT, integrante da coordenação da Ação 10 da ENCCLA, merece o seguinte destaque, “importante a divulgação do questionário do OSB para o maior número de servidores, observadores, conselheiros (de políticas públicas) e público em geral, abrangendo os que atuam nas áreas de saúde, educação, obras, contratos e licitações, prevenção, integridade e transparência.”

Além de estar aqui disponível ao acesso do público, a pesquisa também será compartilhada via e-mail para os membros do Sistema OSB e seus parceiros institucionais.

A Ação 10, busca como resultado, quatro grandes focos:

a) Mapear as capacitações/treinamentos, de caráter gratuito e virtual, disponíveis nas escolas de contas, escolas de governo do Brasil e em outras fontes, inclusive as oportunidades que estimulem e apoiem a transparência ativa e passiva, e o fornecimento de dados abertos no setor público.

b) Definir a entidade que será responsável pela plataforma que hospedará esses cursos.

c) Definir as estratégias mais apropriadas para divulgação do catálogo dos treinamentos/capacitações.

d) Analisar o perfil do público-alvo a fim de buscar melhor qualificação dos cursos e formatos oferecidos.

Para o Sistema OSB, por meio de sua representante Roni Enara, “o que esperamos é qualificar por meio de capacitações em formato EaD, a atuação dos observadores no monitoramento de licitações e simplificar a disseminação para a sociedade, facilitando a participação de mais cidadãos no controle social dos gastos públicos, especialmente nas áreas de saúde e educação, com foco na aquisição de medicamentos e merenda escolar.”

O OSB já estende as ferramentas desenvolvidas e as suas capacitações da Escola da Cidadania também aos servidores públicos, no intuito de criar ou melhorar sistemas de controles internos, gestão de estoque e qualificação das funções de pregoeiro, controlador interno e fiscal de contrato nas prefeituras e câmaras municipais. Com essa ação proposta, a ENCCLA pode contribuir para qualificação e aprimoramento desse processo junto aos 150 municípios onde o OSB está presente e promover maior capilarização do projeto educativo a outras regiões do país. Quem sabe alcançar pelo menos 10 mil servidores públicos das áreas específicas e outros milhares de conselheiros municipais Brasil afora.

Com a pesquisa, será possível realizar avaliações que permitam identificar qual o tipo de conteúdo mais atrativo, novos temas e modelos de treinamentos e capacitações, bem como, novos e eficazes instrumentos e ferramentas para acompanhamento de cursos no modelo EAD e uma convergência entre a demanda do público e os cursos hoje existentes.

Clique aqui e acesse a pesquisa.

Saiba mais sobre o OSB aqui.

Saiba mais sobre a ENCCLA aqui.

Diretoria de Comunicação: Jean Pedroso

DA REDAÇÃO OSB:

FELIPE ALVES

MATEUS A. PORFIRIO

ELIZ HELENA

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br