OSB – São Paulo participa da semana internacional de governo aberto 2019

A vice-presidente do OSB – São Paulo, Gioia Tumbiolo Tosi, palestrou sobre a participação social e as atuais práticas de descentralização de poder no município.

09 de abril de 2019 16:17

Veja outras publicações das mesmas tags: | |

O Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP) participou, no dia 20 de março, do ciclo de palestras e debates “Participação social e Descentralização em São Paulo”, organizado pelo Fórum de Gestão Compartilhada de São Paulo, como parte da semana internacional de eventos sobre governo aberto (Open Government Week 2019).

O encontro aconteceu no Teatro da Galeria Olido, no Centro da capital. A vice-presidente do OSB-SP, Gioia Tumbiolo Tosi, palestrou durante o painel “Em que pé estamos?”, que buscou esclarecer como foram e como estão as práticas de participação social e descentralização no município. “Uma das principais formas de participação social é o próprio controle social, quando a população toma conhecimento dos processos governamentais, adquirindo poder de fiscalização e de cobrar com por políticas públicas ou necessidades populares. É para isso que o OSB-SP foi criado, para aproximar a população do poder público”, explicou Gioia.

O painel “Para onde vamos?” foi o responsável por debater quais são as possibilidades futuras para os temas no município. O evento contou ainda com as palestras da Conselheira Municipal do distrito Butantã, Erika Caracho; da pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), Maira Rodrigues; da assistente de Projetos Integrados e Desenvolvimento Sustentável, Maria Angélica; da arquiteta e urbanista Joice Berth; da Valéria Motta, do Movimento Cultural das Periferias; da coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Helena Maria Grundig Monteiro; e do Silvio Ribeiro, da Geo Sampa.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br