OSB participa de I Workshop Internacional sobre Educação Cidadã para Crianças e Adolescentes

O evento realizado pelo MTFC foi fruto de projeto promovido no âmbito dos Diálogos Setoriais da União Europeia-Brasil

15 de junho de 2016 16:31

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) realizou  I Workshop Internacional sobre Educação Cidadã para Crianças e Adolescentes, no último dia 15 de junho, em Brasília. O evento foi fruto de projeto promovido no âmbito dos Diálogos Setoriais da União Europeia-Brasil, que tem como objetivo conhecer iniciativas bem-sucedidas na educação para cidadania de jovens e realizar o compartilhamento de experiências sobre o tema.

O presidente, Ney Ribas, e a diretora executiva, Roni Enara, do Observatório Social do Brasil (OSBrasil), prestigiaram o evento e levaram as boas práticas dos observatórios sociais (OS), da Rede OSB, em educação para a cidadania.

Na abertura, o secretário-executivo do MTFC, Carlos Higino, destacou a importância de o órgão trabalhar com a construção do futuro em ambientes novos, contribuindo para a melhoria da ética e integridade nas novas gerações. O secretário ainda mencionou que é possível notar respostas positivas da sociedade com projetos como esse.

A secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, Claudia Taya, explicou que o projeto envolveu uma viagem à Europa, com visitas a organizações governamentais e não governamentais de países do continente, para conhecer como o tema combate à corrupção é tratado com jovens. Em seguida, a secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Aline Soares, ressaltou a importância da iniciativa como mensagem de esperança para o futuro de crianças e adolescentes.

Ações do MTFC

Na 1ª mesa temática realizada no evento, Adenísio Álvaro de Souza, representante da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção, falou sobre o objetivo do MTFC em desenvolver ações de conduta ética e cidadã em crianças e adolescentes. O palestrante ainda apontou trabalhos que o ministério realiza e que estão obtendo grande alcance na sociedade, como as campanhas nas redes sociais, o Concurso de Desenho e Redação e o “Portalzinho da CGU”.

O evento, que contou com cerca de 70 pessoa, também realizou outras 3 mesas temáticas com temas sobre as iniciativas desenvolvidas por organizações da sociedade civil – nacional e internacional – e entes governamentais. Na oportunidade, palestraram representantes da Aflatoun Internacional, do Canal Futura, do Conselho Nacional do Ministério Público, entre outras instituições.

Com informações da CGU

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br