OSB participa de Fórum de Gestão Pública Faciap

Presidente do OSB, Ney Ribas, formulou proposições aos governadores para implantação de Conselhos de Transparência e apoio a lei de responsabilidade

09 de novembro de 2016 14:16

No Fórum de Gestão Pública Faciap – Ajustes ou Calamidades,  organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e realizado no último dia 31 de outubro, além da presença dos governadores da região Sul, o Observatório Social do Brasil (OSB) esteve representado pelo presidente, Ney da Nóbrega Ribas.

O evento foi no auditório da Ocepar, no Centro Cívico, em Curitiba e, na ocasião, Ribas, fez duas proposições aos governadores. Pediu que os governos implantem o Conselho Estadual de Transparência e Controle Social e que apoiem a criação de uma lei de responsabilidade estadual, para definir limites de gastos. “Precisamos de medidas para a  integração da sociedade no que diz respeito à geração de riqueza e à correta aplicação dos recursos públicos”, explicou Ney Ribas. O governador do Paraná, Beto Richa, autorizou a inclusão de reuniões na agenda oficial para falar dos temas.

Beto Richa lembrou que o estado já está no limite prudencial no gasto com servidores. Segundo ele, foram concedidos aumentos ao funcionalismo paranaense superiores aos dados no restante do Brasil. “Todos os nossos recursos estão cada vez mais comprometidos com folha de pagamento e custeio. Falta dinheiro para investir em infraestrutura, em programas sociais, no setor produtivo, que gera riqueza para o estado.”

O paranaense também defendeu as reformas política, previdenciária e tributária. “Fizemos aqui no Paraná e a economia anual foi de R$ 1,5 bilhão. O que está matando o Brasil é falta de coragem para se fazer o que todos sabem que precisa ser feito, mas ninguém faz”.

Os governadores afirmaram que a folha de pagamento tem comprometido investimentos e que as reformas são necessárias para que o país avance.

José Ivo Sartori, do Rio Grande do Sul (RS),  falou da necessidade de se tomar medidas duras neste momento de crise e de se realizar reformas para retomar o crescimento econômico. “O Estado deve ter capacidade de ofertar um bom serviço público à sociedade, mas para isso é preciso crescimento econômico. Sem ele, não conseguiremos atender bem as pessoas.”

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, contou que a redução da folha de pagamento foi uma das medidas tomadas por ele para manter as contas equilibradas. Foram feitas reuniões com todas as secretarias para analisar os gastos e, depois de muitas negociações, o gasto com a folha em Santa Catarina caiu. “Conseguimos um bom resultado. O problema é que quando você precisa fazer mudanças, precisamos convencer muito gente. Qual deputado vota a favor de medidas impopulares? E os funcionários públicos e o poder judiciário?” Argumentou.

O presidente da Faciap, Guido Bresolin Junior, falou do papel dos governantes e do comprometimento que as políticas devem ter com a sociedade. “O interesse público é órfão. Por isso precisamos contar a liderança dos governadores. O interesse  da sociedade tem que vir a frente de interesses individuais”, reiterou Guido Bresolin Junior.

De acordo com o vice-presidente da Faciap, Eduardo Araújo, haverá outras edições do Fórum de Gestão Pública para que o debate continue. Ele acredita que o evento foi o início de uma longa caminhada, já que será preciso que as entidades gastem muito tempo e energia para mapear a máquina pública, que é tão complexa. “Nas futuras edições, vamos abordar aspectos mais técnicos nas presenças dos secretários de estado”, explicou.

Fotos: Guilherme Artigas
Com informações da Faciap

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br