OSB participa de debate para a integridade da Alliance for Integrity

Objetivo foi promover discussões sobre compliance e integridade, com desafios e caminhos para cooperação no combate e prevenção à corrupção

30 de junho de 2017 14:25

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

No último dia 21 (quarta-feira) a diretora executiva do Observatório Social do Brasil, Roni Enara, participou, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Debate para Integridade com o tema: Compliance como abordagem multissetorial.

Evento foi realizado pela Alliance for Integrity, em parceria com a KPMG e com o apoio do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina – CIFAL – PR. O objetivo foi promover discussões sobre o tema compliance e integridade.

O debate discutiu os desafios de uma definição mais ampla de compliance e integridade, abordando os desafios e caminhos para a cooperação entre todos os atores relevantes no combate e prevenção à corrupção. Para isso o debate contou com a mediação de Marco Antonio Guimarães, Gerente Jurídico, de Riscos e Compliance da Fiep. Além dele e de Roni Enara, participaram: Moacir Rodrigues, Superintendente Regional da CGU. Roberta Codignoto, Head of Legal & Compliance Latam na Staples e Rafael Guedes, Advogado e Professor de Direito Penal na Fiep.

O debate contou com a participação de 100 pessoas e fechou a discussão sobre os desafios elencados na publicação: “Entre a expectativa e a realidade – A evolução de uma cultura de compliance em países selecionados Alemanha e Brasil”, elaborada pela KPMG em cooperação com a Alliance for Integrity e a Associação Empresarial para a América Latina (LAV).

Segundo a diretora do OSB é preciso cuidar de si e do entorno, investindo em organizações como os observatórios sociais e outros projetos que trabalhem a cidadania e a integridade. “Iniciativas que melhoram o país representam uma soma de ações e é preciso que cada um assuma seu papel. Proponho um desafio a cada um de vocês: que seja uma área livre de corrupção e contribua para o Pacto Pelo Brasil”, provocou Roni, referindo-se aos movimentos pró cidadania incentivados pelo OSB.

Com informações da Alliance for Integrity

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br