OSB ganha prêmio internacional em evento no México

Foram 76 candidaturas no LATAM Smart City Awards 2019. OSB venceu na categoria Igualdade e sociedade colaborativa

05 de julho de 2019 18:58

No último dia 03 de julho (quarta-feira), o Observatório Social do Brasil (OSB) recebeu uma premiação durante o LATAM Smart City Awards 2019 – evento realizado entre os dias 02 e 04 de julho, em Puebla, no México.

A conquista foi na categoria Equidad y sociedad colaborativa (Igualdade e sociedade colaborativa) e a advogada e historiadora social,  integrante do Conselho Superior e também presidente do OSB – Rio de Janeiro, Tatiana Quintela Bastos, representou o Sistema OSB na cerimônia.

Confira abaixo o momento da premiação e o vídeo que apresenta o trabalho do Sistema OSB, publicados no Twitter oficial do evento:

https://platform.twitter.com/widgets.js

https://platform.twitter.com/widgets.js

O OSB superou iniciativas como o “Mabbit”, da Guatemala, e um projeto de Política de Transporte Público Inclusivo e Sustentável para a República do Equador, apresentado por Pineda Foundation.

Segundo a organização do evento, no total foram 76 iniciativas candidatas incluindo, além da categoria em que o OSB venceu, as categorias Transformación digital (Transformação digital); Desarrollo urbano sostenible y movilidad (Desenvolvimento urbano, sustentabilidade e mobilidade); e Smart LATAM.

Tatiana Bastos comentou que o LATAM Smart City é um evento técnico de altíssimo nível. “São Prefeitos, professores universitários, instituições internacionais falando, ouvindo interagindo. Tive oportunidade de assistir palestras excepcionais. O evento tem um conceito bastante amplo que inclui a atuação de participação social, de mudança de postura da sociedade, que é o que propõe o Sistema OSB.”

A representante do OSB explicou que além da participação efetiva da sociedade, que é fundamental pra a a mudança e para essa nova sociedade que esta sendo proposta, o evento apresenta iniciativas em tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, equidade e inúmeros outros temas. “Levarei muito desse conhecimento para a atuação do observatório em diálogo com os conselheiros”, considerou.

Em relação à experiência de representar o OSB, Tatiana contou que foi um grande orgulho. “É um dos meus maiores motivos de orgulho, atualmente, integrar o OSB – Rio e também ‘o todo’, que é o Sistema OSB. Ser parte desse ‘todo’ tendo a certeza que com essa metodologia com que atuamos, temos grande possibilidade de melhorar o Brasil.”

A assessora do OSB, Letícia Cardoso, explicou que a oportunidade de concorrer a prêmios em eventos como esse vem da dedicação da equipe técnica atenta as oportunidades que costumam aparecer. “Fruto da participação de representantes do OSB no Smart City Expo em Curitiba, percebemos que seria interessante o OSB participar mais ativamente na proposta dos temas abordados e fomos contemplados.”

A diretora executiva do OSB, Roni Enara, também demonstrou entusiasmo com o reconhecimento atribuindo o prêmio a atuação dos OSB locais. “Tudo isso é graças ao trabalho e dedicação de cada um dos 3500 voluntários, dirigentes e equipe técnica de cada OSB local.”

A Coordenadora Executiva do OSB – Porto Alegre (RS),  Carla Fátima da Silva fez questão de parabenizar o OSB pela conquista, em um grupo de mensagens do integrantes do Sistema OSB. “Parabéns pela conquista do prêmio que significa o o reconhecimento internacional do nosso trabalho, seriedade e dedicação. Agradecemos a toda a equipe do OSB, a todos os Conselheiros, funcionário, colaboradores, voluntários, parceiros, apoiadores e mantenedores que constituem a família do Sistema OSB. Estou muito feliz em fazer parte deste time!!”

Wilson Bruch, presidente do OSB – Jaraguá do Sul (SC), um dos mais novos observatórios no processo de integração ao Sistema OSB, também reconheceu a conquista. “A estrutura do OSB permite uma continuidade tranquila, baseada em organização, planejamento e capacitação de primeira linha. Isto é uma tranquilidade para todos os envolvidos. Parabéns pelo carinho e dedicação a esta realidade.”

Outras inciativas brasileiras

Outros projetos brasileiros foram inscritos e finalistas em algumas categorias, como o “Sistema municipal de informações urbanas”, apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), na categoria Transformação Digital. E o Case Vale do Pinhão, da Prefeitura de Curitiba (PR), na categoria Smart Latam. Na edição de 2018 do prêmio, Curitiba já havia sido premiada com o aplicativo Saúde Já, que ganhou na categoria Transformação Digital.

Sobre o LATAM Smart City Awards

LATAM Smart City Awards é prêmio internacional que ocorre no México e celebra iniciativas inovadoras de governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos.

Sobre o OSB

O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que dissemina uma metodologia padronizada para a criação e operação de um sistema em mais de 140 organizações democráticas e não-partidárias (OSBs locais). O Sistema OSB conta com mais de 3,5 mil voluntários e contribui para a eficiência da gestão pública, ajudando a economizar mais de R$ 3,5 bilhões nos últimos 5 anos,  com uma atuação preventiva no monitoramento das compras públicas, desde a publicação do edital de licitação até a entrega dos bens ou serviços. Irregularidades constatadas são informadas ao gestor municipal com solicitação de correção.

A metodologia também inclui a divulgação eletrônica de licitações para o maior número possível de empresas; monitoramento de portais de transparência;  ações de educação para cidadania. Tudo buscando o empoderamento da sociedade a fim de transformar os cidadãos em protagonistas na melhoria da cidade.

Por Anderson Luís Nicoforenko – Comunicação OSB
Com informações do Smart City Expo Latam Congress e Smart City Net via Twitter

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br