OSB discute combate à corrupção na Conferência Ethos 360°

Operação Lava-Jato e Boca-Livre, Transparência, Lei do Lobby e outros assuntos ligados à Integridade foram tratados

30 de setembro de 2016 18:19

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | |

Entre os dias 20 e 21 de setembro foi realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a Conferência Ethos 360°. Entre os temas dessa edição a programação foi a fundo e discutiu seriamente os principais mecanismos de combate a um dos maiores entraves para o crescimento do Brasil: a corrupção.

Cerca de 1.600 participantes e mais de 160 líderes e especialistas integraram uma programação dinâmica com 60 atividades.

O Observatório Social do Brasil esteve representado em um painel feminino, por meio da diretora Executiva, Roni Enara. Enquadrado no 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Paz Justiça e Instituições Fortes” o tema #EthosIntegridade: Sociedade civil combatendo a corrupção também foi discutido com Paula Martins, diretora para a América do Sul da Artigo 19; Paula Oda, coordenadora de Políticas Públicas do Instituto Ethos; e Nicole Verillo, consultora da Transparência Internacional do Brasil, encerrando as atividades do segundo dia de programação.

4a119b1a-c1e5-4685-b238-2c478ae0ac24

Com base em experiências internacionais e pontos críticos da regulação e do aprimoramento de leis e
acordos setoriais, o evento proporcionou conversas sobre o contexto brasileiro e o aumento dos
custos reais para as carreiras e os patrimônios de políticos e empresas.

Em meio ao atual momento político e econômico do país, a proposta foi a avaliação de estratégias e identificação de possibilidades nesse cenário, que parece pouco promissor à primeira vista, mas carrega aprendizados necessários ao mundo dos negócios.

Algumas das discussões com especialistas nacionais e internacionais envolveram as temáticas: Plano nacional de combate à corrupção; Operação Lava-Jato: como equacionar a relação entre desenvolvimento econômico e combate à corrupção; Operação Boca-Livre: riscos e prevenções do combate à corrupção no financiamento cultural; Lei de Responsabilidade das Estatais e governança das empresas públicas; Transparência e integridade nos megaeventos esportivos no Brasil; Lei do Lobby: a importância da defesa de interesses e as experiências internacionais; e O papel da mídia no combate à corrupção.

Sobre a Conferência Ethos 360°
Desde 2014, a Conferência Ethos, de forma vanguardista, vem adotando o formato 360°, no qual as
palestras são realizadas simultaneamente em um mesmo espaço, sem divisórias ou isolamento acústico.
Neste ano, quem participou do evento acompanhou palestrantes em quatro palcos, com fones de ouvido, permitindo migrar de uma palestra para outra, alternar a audiência conforme o interesse e, assim, aproveitar melhor os diálogos.

A Conferência Ethos 360° é um espaço ímpar para o networking e o desenvolvimento de carreiras e negócios, devido à interação entre os espectadores.

Sobre a conferência:

A Conferência Ethos 360°, um dos maiores eventos sobre sustentabilidade na América Latina, tem o desafio de reunir anualmente, desde 1999, por intermédio de conteúdo e diálogos de alto nível, presidentes, executivos, empreendedores e especialistas de diferentes setores da economia, para discutir grandes ideias, refletir sobre perspectivas inusitadas e ampliar compromissos que corroborem com a ambição da agenda do desenvolvimento sustentável e com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Em um momento de deflagrada crise política e econômica, repensar estratégias e buscar por alternativas torna-se preponderante. Participar de um movimento como esse, o qual proporciona o networking, ferramenta eficaz no ambiente empresarial, é uma necessidade de quem integra o meio corporativo. Neste ano, a Conferência Ethos 360°, em dois dias, fomentará novos conceitos e mobilizará palestrantes em destaque no cenário mundial, a fim de promover diálogos e compromissos para a transformação do Brasil, graças às visões, aos rumos e às estratégias dos negócios sustentáveis.

Veja mais em http://www.conferenciaethos.org/

Com informações do Instituto Ethos e fotos de Thiago Ermano Jorge

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br