OSB defende pacto em favor do Brasil

Presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, realizou palestra em Apucarana.

01 de março de 2019 14:33

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

“Se queremos mudar nosso país, precisamos construir um pacto nacional pelo Brasil”. A afirmação é do presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas, de Curitiba, que proferiu uma palestra com o tema “O papel do cidadão no pacto pelo Brasil”, durante audiência pública de prestação de contas do Observatório Social do Brasil – Apucarana. Na audiência, realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção de Apucarana), o presidente do observatório, Cláudio Nunes, fez um balanço das atividades da entidade no último quadrimestre de 2018.

“Todos nós queremos que o Brasil melhore, mas cada um tem que fazer a sua parte para que isto aconteça”, afirma Ney Ribas, para quem não adianta as pessoas ficarem apenas criticando o governo e os políticos. Conforme assinala, as mudanças têm que começar pelos próprios cidadãos comuns, que precisam colaborar na sua casa, no seu emprego, na sua empresa e na convivência diária, agindo de maneira correta em todas as suas atividades e denunciando a corrupção e os desvios de conduta que prejudicam uma comunidade, uma cidade, um estado e o País.

Neste contexto, Ney Ribas defende que todos os brasileiros participem de um pacto pelo Brasil. “Cada um de nós temos que estar cientes desta responsabilidade, assumindo o papel de protagonista, ou seja, a de que eu posso inspirar as demais pessoas que estão em nossa volta”, assinala.
Segundo Ney Ribas, o Observatório Social está instalado hoje em 140 cidades, de 16 estados, e está em fase de estruturação em outras 52.

Ele ressalta que o Observatório não é um órgão de denúncia, como muita gente pensa, mas um órgão de monitoramento do serviço público, que acompanha como o imposto pago pelo contribuinte está sendo aplicado e se está sendo aplicado a serviço do bem comum. E quando verifica alguma irregularidade, pede providência aos responsáveis e, quando necessário, aciona os órgãos competentes, entre eles, o Ministério Público.

O relatório do terceiro quadrimestre de 2018 do OSB – Apucarana foi apresentado pela secretária executiva Eliciane da Silva Souza.

Com informações de Tribuna do Norte.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br