OS de Cáceres faz palestra para acadêmicos de direito da Unemat

Apresentação foi realizada na Semana de Atualização Jurídica e além da divulgação dos trabalhos do OS visou angariar novos voluntários para entidade

26 de agosto de 2015 18:09

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

No último dia 19 (quarta-feira) foi realizada pela Semana de Atualização Jurídica, no auditório do Fórum de Cáceres, uma palestra com o presidente do Observatório Social (OS) de Cáceres – MT, Expedito Pereira, aos acadêmicos do curso de direito da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat).

A Semana de Atualização Jurídica é um evento periódico, organizado pelo Centro Acadêmico de Direito (Cadir) da Unemat, que visa a atualização, por parte dos acadêmicos, acerca das mudanças ocorridas no âmbito jurídico. Nessa oportunidade, além das palestras, são ministradas oficinas que consistem no mesmo propósito. A apresentação do OS foi realizada a convite do acadêmico da universidade, voluntário do Cadir, e também coordenador do OS de Cáceres, Thiago Pereira. A exposição  proporcionou, além da divulgação dos trabalhos com a descrição de todos os programas e subprogramas do OS, angariar voluntários ao projeto.

Segundo Expedito Pereira, seguindo as diretrizes dos subprogramas do Observatório Social do Brasil (OSB), voltados à pratica da cidadania fiscal, o OS de Cáceres constituiu um grupo de trabalho para cuidar especificamente desse tema. “Referenciamos a realização de palestras para levar ao conhecimento das pessoas a existência dessa Entidade, explicando os seus objetivos e finalidades”, comenta o presidente.

Expedito ainda reforça a importância do trabalho, sobretudo para jovens e, mais especificamente atuantes na área de direito. “Nossa intenção é despertar nas pessoas, especialmente nos jovens, o aguçamento para que os mesmos se dediquem ao controle social, entendendo que a responsabilidade pela boa aplicação dos impostos recolhidos pelos governos cabe somente a nós que os pagamos”.

O presidente do OS Cáceres ainda busca uma análise do envolvimento da população com base no contexto econômico e social pelo qual passa o país, em face de inúmeras denúncias de corrupção envolvendo políticos graduados, como deputados federais, ministros e até um ex-presidente da República. “Vivenciamos um momento único na história do Brasil. Se queremos passar esse país a limpo, agora é o momento para a sociedade se manifestar e propor as mudanças para colocar esse País no rumo certo”, comenta.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br