Observatório Social será apresentado em São Bento do Sul

Dia 22 de outubro, às 19h, acontece um encontro de sensibilização sobre a importância da implantação de um Observatório Social no município.

14 de outubro de 2013 16:55

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

Contribuir para a melhoria da gestão pública, sendo um agente fiscalizador voluntário, atuando de forma a cooperar e acompanhar de perto as ações do Poder Executivo no que se refere aos gastos públicos. São Bento do Sul estuda a possibilidade de criação de um Observatório Social, ou seja, um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e reunir o maior número possível de entidades representativas.

Para explicar sobre o que é e como será o seu funcionamento, no dia 22 de outubro, às 19h, no auditório B do Centro de Gestão Empresarial, acontece um encontro de sensibilização sobre a importância da implantação no município.

Os Observatórios Sociais estão presentes em 77 cidades, englobando 14 estados no país. Por meio de suas atividades, envolvendo mais de mil voluntários, já foi possível em 2012, proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 300 milhões em compras públicas.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. Atuando como pessoa jurídica, o OS prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

O projeto foi desenvolvido por diversas pesquisas realizadas pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Acisbs e contemplava também o planejamento estratégico da entidade. Os nucleados participaram de encontros sobre o tema em outras cidades e a ideia era assunto constante em suas reuniões.

O objetivo do OS é que diversas entidades, instituições, universidades, empresários, voluntários e comunidade trabalhem juntas e estejam envolvidas na avaliação e nesta iniciativa cidadã, para contribuir de alguma forma com a melhoria da gestão pública. Após o evento de sensibilização, os voluntários participarão de uma Assembleia Geral Ordinária para verificar a viabilidade do projeto.

Serviço

Data: 22 de outubro de 2013
Horário: 19h
Local: Auditório B – Centro de Gestão Empresarial.
Endereço: Rua Afonso Grosskopf, 352, bairro Colonial.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br