Observatório Social é apresentado à comunidade acadêmica de Santarém

Mobilização entre estudantes pode criar OS no município do oeste paraense ainda este ano

12 de junho de 2014 14:58

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

No período de 04 a 06 deste mês, o Observatório Social e suas ações foram objeto de debates na comunidade acadêmica, em Santarém, oeste do Pará.

O evento, intitulado “Despertando novos paradigmas do exercício da cidadania aos acadêmicos da universidade federal do oeste do Pará”, foi realizado pela UFOPA e pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal de Santarém, a partir de projeto apresentado por estudantes universitários dos cursos de Economia e Gestão Pública como atividade final do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal.

Os debates objetivaram definir estratégias de atuação cidadã pelos acadêmicos, a partir das experiências eficazes implementadas pelo Observatório Social do Brasil – OSB em todo País, apresentadas pelo Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças, Ivan Costa.

Como resultado dos trabalhos, foi formada uma comissão de quarenta estudantes universitários para articular com outras entidades a criação de um Observatório Social para Santarém, seguindo as orientações da Rede OSB, visando ações de controle social apartidárias e propositivas, bem como monitorar os indicadores do Município disponibilizados na Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentáveis.org.br)

Além disso, por meio do Grupo Municipal de Educação Fiscal, as experiências da Rede OSB também foram apresentadas no Instituto Esperança  de Ensino Superior – IESPES e nas Faculdades Integradas do Tapajós – FIT, ampliando-se as ações integradas daquele Grupo com diversos segmentos da sociedade santarena, como lideranças comunitárias, professores, estudantes, sindicatos, associações de bairro e outros, bem como órgãos fiscalizadores, destacando-se, dentre eles, o Conselho Regional de Contabilidade e o Ministério Público Estadual.

No ensino médio, adolescentes e jovens do nacionalmente premiado “Projeto Sol, Cidadão Legal” (http://cacadoresdebonsexemplos.com.br/blog/projeto-sol/), que leva ações de cidadania e educação fiscal a alunos da escola estadual Frei Ambrósio, por meio da “Prefeitura-Mirim”, reuniram com o representante do OSB que se comprometeu pessoalmente a repassar apoio técnico ao fortalecimento de suas atividades em prol da melhoria da escola e da comunidade local.

A partir da articulação das entidades sociais e da adesão ao padrão da Rede OSB, Santarém poderá contar com o primeiro Observatório Social na região oeste do Estado do Pará, ainda este ano.

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br