Observatório Social do Brasil elege nova diretoria

Eleição ocorreu durante encontro nacional sediado no Estado de Santa Catarina

31 de março de 2014 14:40

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Durante o 5º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS), realizado neste final de semana em Balneário Camboriú (SC), o empresário Ater Cristófoli foi reeleito presidente do Observatório Social do Brasil (OSB). A diretoria eleita, que permanecerá à frente da entidade por dois anos, é composta também por 23 pessoas, representantes de Observatórios Sociais de 10 estados brasileiros.

Um dos principais desafios desta gestão será a implantação da chamada “franquia social”, em parceria com o SEBRAE. Isto significa, de acordo com a diretora executiva do OSB, Roni Enara, expandir os trabalhos da Rede OSB de forma padronizada. “O sistema de franquia social, sem pagamento taxas, utiliza uma estrutura documental importante, como manuais de padronização e contratos”, explica a diretora.

Com a nova proposta, cada OS que já possui a filiação e os que serão criados, assinarão um contrato para formalização da integração à Rede OSB, no qual constarão os requisitos e normas de padronização da franquia. Os Observatórios integrados ao sistema de franquia social serão certificados anualmente.

Outra novidade será a implantação de uma agenda única para os atuais 80 observatórios ligados à Rede OSB. Em 2014 será realizado o Concurso de Redação, para o ensino fundamental, e Concurso de Projetos, para o ensino médio – que pode envolver iniciativas como curtas-metragens e campanhas nas ruas, com os temas de cuidado com o patrimônio público e ações de cidadania. Esses concursos serão realizados em etapas: Etapa Municipal de abril a agosto; Etapa Estadual ou Regional em setembro; e, Etapa Nacional em outubro. O objetivo é colocar à mostra para todo o País os projetos e fomentar a educação fiscal para os adolescentes, explica Roni Enara.

Outra ação do calendário é a “Semana da Cidadania”, que utilizará determinados períodos do ano para a realização de ações e eventos junto à sociedade local e entidades parceiras, ampliando a imagem e potencializando as ações de toda a Rede OSB em todo país. As semanas são: 1ª Semana, no mês de maio, junto com a Semana de Prestação de Contas Quadrimestral; 2ª Semana, de 5 a 14 de dezembro, aproveitando a comemoração de 4 datas importantes: 5 é Dia Internacional do Voluntariado, 8 é o Dia da Justiça, 9 é o Dia Mundial de Combate à Corrupção e 14 é o Dia do Ministério Público.

O 5º ENOS foi realizado entre 27 e 29 de março, em Balneário Camboriú, sendo esta a
primeira edição sediada no estado de Santa Catarina. Participaram mais de 200 pessoas, procedentes de 15 diferentes estados brasileiros, entre as quais representantes de 52 observatórios sociais.

No primeiro dia, foram realizadas assinaturas de termos de cooperação com importantes entidades, como o TCE-SC, a Associação dos Promotores Públicos de Contas e a OAB-SC. Foram realizados os painéis “Como as empresas podem prevenir a corrupção?” e “Merenda Escolar – procedimentos para os OS”, uma palestra com o diretor geral do TCE do Rio Grande do Sul, encerrando com a palestra do diretor presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Na sexta-feira (28), três advogados especialistas participaram de uma oficina sobre Licitações e Contratos, oferecendo orientação jurídica para vários casos de processos licitatórios trabalhados pelos Observatórios. E, no período da tarde, aconteceu o workshop de apresentação das boas práticas dos OS.

Nova diretoria

Conselho de Administração

– Presidente

Ater Carlos Cristófoli – OS Campo Mourão-PR

– Vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças

Ivan Silveira da Costa – OS Belém-PA

– Vice-presidente para assuntos de produtos, metodologia e certificação

José Abel Brina Olivio – OS Guarapuava-PR

– Vice-presidente para assuntos de tecnologia de gestão

Iara Dórea Vaz – OS Santo Antônio de Jesus-BA

– Vice-presidente para assuntos de tecnologia da informação

Evandro Gevaerd – OS Brusque-SC

– Vice-presidente para assuntos de Controle e Defesa Social

Ney da Nóbrega Ribas – OS Campos Gerais-PR

– Vice-presidente para assuntos administrativos-financeiros

Enezito Ruppel – OS Irati-PR

 

Conselho Fiscal

01 – Jaime Luiz Klein – OS São José-SC

02 – Roberto A. S. Cavalcante – OS Goioerê-PR

03 – Silva Grewe – OS Lajeado-RS

 

Conselho Superior

01 – Elza Martelli Xavier – OS de Mandaguari-PR

02 – Belonice Sotoriva – OS Erechim-RS

03 – Expedito M. Pereira – OS Cáceres-MT

04 – Guilherme Souza Magalhães – OS Niterói-RJ

05 – José Alexandre Polasek – OS Cascavel-PR

06 – José Roberto de Jesus – OS de Rolim de Moura-RO

07 – Hugo de Oliveira – OS Campo Grande-MS

08 – Marcelo Becker – OS Marechal Cândido Rondon-PR

09 – Nilson de Souza – OS Curitiba-PR

10 – Paulo Nogueira Sampaio – OS São José dos Campos-SP

11 – Paulo Sabatke Filho – OS Itajaí-SC

12 – Pedro Gabril Kenne da Silva – OS Santa Maria-RS

13 – Ramon Antonio – OS Tubarão-SC

14 – Eduardo José Daibert Araújo – Membro nato do conselho superior

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br