Observatório Social de Teresópolis se apresenta no UNIFESO

Os conselheiros fazem mensalmente visitas a diferentes comunidades para esse trabalho de apresentação e sensibilização

03 de abril de 2015 15:42

No dia 25 de março os estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e comunidade acadêmica do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) assistiram a uma apresentação do Observatório Social de Teresópolis. A missão da entidade é acompanhar o uso dos recursos públicos no município, sensibilizando e estimulando a participação ativa da sociedade no monitoramento da gestão pública e disseminar o conhecimento em relação aos recursos públicos e direitos do cidadão.

De acordo com o administrador Sandro Parisi, do Conselho de Administração do Observatório Social de Teresópolis, a iniciativa partiu de um grupo que se uniu com o intuito de buscar soluções que contribuíssem com a cidade. Em seus estudos o grupo identificou o Observatório Social do Brasil como um bom modelo, e então começou a mobilizar mais pessoas da cidade parar participar. “No Rio de Janeiro, Teresópolis é a primeira cidade que tem o Observatório implantado, no entanto estamos interligados com os demais municípios do estado e temos diversos conselhos da região acompanhando nosso trabalho para auxiliar na implantação de observatórios em outros municípios”, salientou Sandro. Os conselheiros fazem mensalmente visitas a diferentes comunidades de Teresópolis para esse trabalho de apresentação e sensibilização do Observatório, que além do conselho – formado bienalmente, conta com uma rede de voluntários de diversas qualificações. “Alguns processos licitatórios exigem conhecimentos específicos para que o julgamento daquele determinado serviço ou obra, por exemplo, indique se tem aderência ao mercado ou não, por isso essa rede de voluntários é muito importante e para isso buscamos mobilizar diversos profissionais”, justificou o empresário Mozart Rodrigues.

“Tomamos ciência da atuação de mais esta iniciativa da sociedade civil organizada em manifestar sua ânsia pelas boas práticas administrativas e a ética na gestão de questões públicas. Nossos estudantes, que têm em suas matrizes curriculares disciplinas como Administração Pública, Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal, Administração Patrimonial e Administração de Compras entre outras estavam preparados para uma perfeita sintonia com o evento. Teresópolis está de parabéns  por mais esta conquista”, elogiou o coordenador dos cursos, professor Jucimar André Secchin. A professora Ana Maria Gomes, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) contou que quando foi procurada pelo grupo, “que manifestou a intenção de inserir o UNIFESO nesta proposta, levei a questão para os dirigentes e imediatamente a Instituição se engajou na proposta. Já assinamos um termo de cooperação técnica com o Observatório, que fará uma seleção de estagiários do curso de Ciências Contábeis para acompanharem o trabalho que será desenvolvido”, adiantou.

“Achei muito válido ter a oportunidade de participar deste encontro por estar em contato com grandes empresários e profissionais renomados da cidade, e acredito que se mantiverem esta mesma empolgação que apresentaram, o Observatório tem tudo para dar certo. Além disso, precisamos muito ter uma organização para fiscalizar o poder público em nossa cidade, que há tempos vem sofrendo com escândalos políticos”, avaliou o estudante Victor Cláudio Gomes de Oliveira, do quinto período de Ciências Contábeis.

Via Unifeso em Notícias

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br