Novo Observatório Social é lançado em Curitiba

A constituição desta entidade de controle social na capital paranaense foi feita no encontro nacional dos OS, realizado em Curitiba

01 de outubro de 2012 18:24

Veja outras publicações das mesmas tags: | |

Durante o 2º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, realizado dias 21 e 22 de setembro, foi lançado o Observatório Social do Curitiba (OSC). A nova organização voltada ao monitoramento dos gastos do dinheiro público é presidida pelo empresário Nilson Altair de Souza e reúne, em sua diretoria, representantes de diversas entidades e instituições. Deste modo, Curitiba se soma aos cerca de 60 OS, espalhados por 12 diferentes estados brasileiros, que compõem a Rede OSB.

O presidente Nilson Altair de Souza destacou a responsabilidade que recebe ao presidir o OS de Curitiba. "Assumo essa missão e me comprometo a me doar o máximo que puder." (Foto: Eduardo Martins)

O presidente Nilson Altair de Souza destacou a responsabilidade que recebe ao presidir o OS de Curitiba. “Assumo essa missão e me comprometo a me doar o máximo que puder.” (Foto: Eduardo Martins)

O presidente Nilson Altair de Souza destacou a responsabilidade que recebe ao presidir o OS de Curitiba, observando sua trajetória ao longo da constituição da nova entidade:  “Inicialmente relutei ao cargo, mas em consideração a todos e acatando as sugestões e indicações, reconheci a importância desse convite. Com a experiência compartilhada por todos aqui no encontro e nas oportunidades que tive de acompanhar o trabalho dos observatórios de outros municípios, vejo que foi uma sábia decisão. Assumo essa missão e me comprometo a me doar  o máximo que puder.”

A Diretora Executiba do OSB, Roni Enara, fez questão de ressaltar a importância de cada envolvido na criação do OS Curitiba, chamando todos ao palco. (Foto: Anderson Luís Nicoforenko)

A Diretora Executiba do OSB, Roni Enara, fez questão de ressaltar a importância de cada envolvido na criação do OS Curitiba, chamando todos ao palco. (Foto: Anderson Luís Nicoforenko)

O ato de constituição e posse da nova diretoria foi presidido pelo presidente do OSB, Ater Cristofoli, que elogiou o trabalho de formação do OSC, cujas articulações começaram em maio desde ano, a partir da realização do 1º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, no mês de maio. “Neste espaço de tempo (entre um evento nacional e outro) foi possível reunir pessoas interessadas, de entidades e instituições guiadas pelo entendimento de que a sociedade civil deve fazer sua parte, deve agir, porque não baste indignar-se”, comentou Cristofoli.

Na opinião da diretora executiva do OSB, Roni Enara, “o OS Curitiba proporcionou uma reformulação do estatuto de forma detalhada e deverá servir de modelo para a criação de novos observatórios pelo Brasil”.

A primeira diretoria do OSC, empossada no encontro nacional dos observatórios, é a seguinte:

Presidente:
Sr. Nilson Altair de Souza

Vice-presidente para Assuntos Administrativos-financeiros:
Sra. Marcia Regina Savi

Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças:
Sr. Ozil Pedro Coelho Neto

Vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia:
Sr. Lutero Couto

Vice-presidente para Assuntos de Controle Social:
Sr. Rômulo Augusto Araújo Bronzel

Vice-presidente para Assuntos de Comunicação e Educação Fiscal:
Srta. Regina Amélia Darriba Rodriguez

Vice-presidente para Assuntos de Políticas Públicas:
Sr. Orandi Aparecido de Almeida

Vice-presidente para Assuntos de Execução Orçamentária:
Sr. Saulo de Souza Santos Calliari

Vice-presidente para Assuntos de Estatística e Indicadores:
Sr. Ramon Prestes Bentivenha

CONSELHO FISCAL 

Titulares:
Sr. Sérgio Luiz Sottomaior Pereira
Sr. Mauro Sérgio Rochavetz de Lara
Sr. André Felipe Bongestabs

Suplentes:
Sr. Joél Lobo
Sr. Ormy Leocádio Hünter Júnior
Sr. Guilherme Hideo Assaoka Hossaka

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br