MP-GO realiza I Encontro com Sociedade Civil e Observatório Social

Encontro acontecerá na próxima segunda, 25, no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Goiás

19 de agosto de 2014 15:31

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

O Ministério Público de Goiás promoverá, no auditório do edifício-sede, o I Encontro do MP-GO, Sociedade Civil e Observatório Social, evento que integra a programação em Goiânia da Semana do Fortalecimento do Controle Social, que acontecerá no período de 25 a 29 de agosto. O encontro será realizado no dia 25, das 8 às 12 horas, abrindo as atividades da semana na capital.

As inscrições para participação no evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site do instituição (clique aqui ). O encontro é destinado a membros e servidores do MP e à comunidade em geral. A programação (consulte aqui ) prevê a realização de duas palestras, nas quais serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Observatório Social (OS) do Brasil e pelo Observatório Social de Goiânia. O OS realiza um trabalho técnico de apoio à fiscalização da gestão pública, dedicando-se à análise dos gastos e contratos públicos. A organização está presente atualmente em 80 municípios de todo o País.

A semana
A organização das atividades da Semana de Fortalecimento do Controle Social estão a cargo do chamado do Grupo de Trabalho (GT) Prevenção, criado para o planejamento de ações de apoio à execução do Plano Geral de Atuação do MP-GO para o biênio 2014-2015 no viés preventivo. O GT Prevenção é formado pelos Centros de Apoio Operacional, Gabinete de Planejamento e Gestão Integrada (GGI), Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej) e pela Escola Superior do MP (ESMP).

A realização da semana é um desdobramento das ações preventivas planejadas visando à execução do tema central do PGA, que é a intensificação do combate à corrupção. O evento tem como finalidade chamar a atenção da sociedade para a importância de fortalecer os mecanismos existentes para a fiscalização, pela própria população, da gestão pública. A ideia é provocar a sensibilização da comunidade para que essas ferramentas de controle social sejam implementadas e intensificadas em cada município, de forma a possibilitar uma fiscalização mais efetiva da conduta dos gestores públicos, o que se insere no viés preventivo da execução do Plano Geral.

Neste sentido, várias atividades estão sendo programadas em todo o Estado dentro da semana com o objetivo de promover a mobilização da sociedade. A organização está a cargo das Promotorias de Justiça que aderiram à proposta.

Via MP-GO

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br