Lideranças reafirmam apoio ao OSB

O presidente do OSB, Ater Cristófoli, apresentou os bons resultados alcançados pelos observatórios em todo o Brasil, responsáveis, apenas em 2012, por uma economia de mais de R$ 300 milhões aos cofres públicos

06 de novembro de 2013 19:02

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Nesta terça-feira (5) o presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ater Cristófoli, apresentou, durante o 4º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, realizado em Curitiba, detalhes sobre o funcionamento e atuação dos Observatórios Sociais, em uma reunião com lideranças de entidades representativas de diversos estados brasileiros, sobretudo da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). De acordo com Cristófoli, a reunião teve o objetivo principal de estreitar a relação com as instituições parceiras do OSB, a fim de fortalecer os apoios nas localidades para aprimoramento das atividades dos OS e o crescimento sustentável da rede.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, destacou a importância de ações conjuntas, tanto que o Encontro dos OS, nesta edição, aconteceu entrelaçado com o Fórum Transparência e Competitividade, organizado pela Fiep, por meio do Sesi, o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar). A Fiep integra o grupo de mantenedores do OSB no Paraná.

A reunião de lideranças contou com a presença de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rondônia (Fiero), da Federação do Comércio (Fecomércio) do Paraná e Rio Grande do Sul, Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) , Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná e Santa Catarina, Ministério Público (MP) do Paraná, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Rotary Club, maçonaria do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“O Observatório Social do Brasil tem tido belíssimos trabalhos. Temos acompanhado a ação, não só do Ater, como também de diversos observatórios espalhados, principalmente no Paraná, onde podemos acompanhar mais de perto e a gente tem percebido a força que vocês têm ganhado uma vez que é um trabalho altamente voluntário”, observou Campagnolo.

Representando a maçonaria, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Tadeu Pedro Drago, reiterou sua visão, expressa no 4º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, sobre o importante papel da entidade em todo o Brasil, lançando um compromisso para fortalecer a rede no seu Estado. “Procurei participar de quase todos os debates aqui nesse encontro e levo para o Rio Grande do Sul um compromisso, de convocar a todas as nossas lojas maçônicas para formar, em cada município do Rio Grande do Sul, um observatório social. Vamos tentar de uma forma clara e transparente, porque o dinheiro é nosso. É o meu dinheiro, é o dinheiro dos senhores que está sendo, de certa forma, empregado insatisfatoriamente para que a sociedade brasileira tente um recomeço e que acredite novamente em nossas instituições”, declarou.

Consoante ao que havia considerado o representante do MP do Paraná, Bruno Galatti, o Presidente da Fecomércio do Paraná, Darci Piana, expos a importância de uma justiça mais ágil no processo da transparência. “Poderíamos buscar a justiça também nesse processo. Pois, por maior que seja nosso esforço, continuaremos tendo os mesmos problemas atuais se a justiça continuar sendo morosa nas decisões, o que desmoraliza a estrutura da sociedade de um modo geral”, observou. Sobre o atual cenário brasileiro em busca de melhorias, Piana complementou. “O momento é esse. O país passa por uma transformação gigante e acho que a gente tem que fazer a nossa parte.”

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br