Nomes confirmados entre os palestrantes do primeiro painel do “Dia da Integridade”.

2º Congresso Pacto pelo Brasil ocorre de 20 a 23 de agosto, no Centro de Eventos Sistema FIEP – Curitiba/PR.

10 de agosto de 2018 18:25

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Como já dito anteriormente, integridade é o tema do dia 21 agosto do 2º Congresso Pacto pelo Brasil. O primeiro painel do dia é “Casos de Sucesso na Prática do Compliance e prevenção à corrupção na Iniciativa Privada”. Empresas que adotaram ferramentas de gestão de risco, contam o sucesso positivo de ter a integridade aplicada nas políticas de desenvolvimento empresarial.

As empresas que estarão presentes para este diálogo são: Instituto Ética Saúde, com o presidente Gláucio Libório; Neo Energia, representada pelo auditor interno Juliano Berton; Grupo Criarq, com a Sócio fundadora Elisabete Santos, e 3M, pela Líder da América Latina de Compliance e Conduta Empresarial, Roberta Kanawaty Paolon. A mediação será feita pela Advogada e professora especialista em Global Compliance, Governança Corporativa, Direito Empresarial e Contratos, Juliana Oliveira Nascimento – Chefe de Compliance da Unimed Cuiabá e fundadora do Women Committee Compliance.

Na oportunidade, os painelistas trarão exemplos de como as políticas de Integridade e Transparência atuam de forma positiva no andamento ético de suas atividades e seus colaboradores. As ferramentas de gestão de integridade, aplicadas no compliance, geram importantes resultados, no que se refere a normativas de conduta na gestão empresarial e desenvolvimento de diretrizes antisuborno e anticorrupção dentro do setor privado.

Para Juliano Berton, auditor interno da Neoenergia, expor casos de sucesso na prática do compliance e prevenção à corrupção na iniciativa privada é um dos elementos chave e de suma importância. “Para maximizar as ações de prevenção e combate à corrupção e acompanhar a evolução desse mau, movimentos envolvendo a sociedade, organizações públicas e privadas, com o objetivo de transformar o Brasil em área livre de corrupção, são essenciais e muito bem-vindas ao nosso país”, opina.

Segundo Elisabete Santos, Sócio Fundadora do Grupo CRIARQ, criar o Código de Ética foi uma experiência enriquecedora. “Poder de alguma forma influenciar pequenas empresas a passarem por essa experiência me deixa muito feliz, pois no início parece algo inviável, mas em uma palestra eu perguntei se era possível e me motivei com a respostas. Estar presente é para mim também uma forma de agradecer o que recebi gentilmente”, disse.

Para Roberta Paoloni, Líder da América Latina de Compliance e Conduta Empresarial da 3M, o setor privado tem um papel essencial no combate a corrupção. “A Lei da Empresa Limpa e a Lava Jato criaram nas empresas uma real noção do quanto seu crescimento está conectado a práticas éticas. É muito importante gerar conhecimento a respeito do tema junto ao setor empresarial e este é o principal objetivo do Painel: como o setor privado têm se estruturado no combate a corrupção e implementado ações efetivas nesse sentido”, explica.

O evento – O 2º Congresso Pacto Pelo Brasil vai ser realizado entre os dias 20 e 23 de agosto de 2018, no Centro de Eventos Sistema FIEP, na cidade de Curitiba-PR. Com a temática “Governança, Integridade e Tecnologia”, o evento tem Inscrições GRATUITAS, disponíveis no site pactopelobrasil.org.br.

Em razão de ser uma proposta de alta relevância em soluções para o Brasil, o 2º Congresso Pacto Pelo Brasil tem Co realização da Alliance for Integrity, Pacto Global – Rede Brasil, Transparência Internacional (TI), Code For Brazil, Open Knowlege, Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), e já conta com importantes parceiros como: Sistema Fiep, Itaipu Binacional, Micro Power, Sebrae, Class Solutions, Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) e Bolsa Brasileira de Mercadorias. Conta com apoio institucional da Potencial Compliance Brasil, Women Committee Compliance; Veritaz – Gestão de Riscos, Compliance e Anticorrupção e Ipacom – Instituto Paranaense de Compliance.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br