I Fórum de Educação Fiscal e Cidadania debateu a tributação no século XXI

Evento foi realizado na última sexta-feira (11), no auditório da Sefaz III em Fortaleza – CE

15 de setembro de 2015 18:18

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | | |

O I Fórum de Educação Fiscal e Cidadania, promovido pela Fundação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Célula de Educação Fiscal e Responsabilidade Socioambiental, reuniu, na última sexta-feira (11) , no auditório da Sefaz III em Fortaleza – CE, fazendários, professores, estudantes e demais interessados para discutir sobre “A Tributação do Brasil no século XXI”.

Forum de Educação Fiscal e Cidadania_Fortaleza11.09.2015_3

O professor da Universidade do Vale dos Sinos (RS), Marciano Buffon, proferiu palestra sobre o tema do evento. Foi lançada, também, na ocasião, a coleção de livros “Educação Fiscal e Cidadania”, idealizada pela Sefaz e a Fundação Demócrito Rocha.

Compuseram a mesa de abertura do fórum, o diretor geral da Fundação Sintaf, Paulo Rossano, a coordenadora de Administração Tributária da Sefaz, Liana Machado, a orientadora da Célula de Educação Fiscal da Secretaria de Finanças do Munícipio (Sefin), Fátima Gondim, o Delegado Adjunto da Receita Federal, Edilberto Porto, e a diretora da CENTRESAF/CE, Maria Margarida de Souza.

Tributação no Brasil e Educação Fiscal

Forum de Educação Fiscal e Cidadania_Fortaleza11.09.2015_4

O professor da Universidade do Vale dos Sinos (RS), Marciano Buffon, em sua palestra, fez um breve histórico acerca das realizações do Estado em busca de promover a proteção dos direitos do cidadão. Enfatizou, também, a necessidade dos cidadãos estarem mais atentos com as questões tributárias e a importância do exercício da cidadania fiscal.

“Pensamos que o dinheiro público não é nosso, e sim do governante. Mas, o interesse público é indisponível. Temos que recuperar a concepção republicana de que a coisa pública é de todos”, afirma o professor.

Após a palestra, foi lançada a coleção de livros “Educação Fiscal e Cidadania”, produzida pela Célula de Educação Fiscal e Responsabilidade Socioambiental (Ceduf) da Sefaz e a Fundação Demócrito Rocha. A coleção é composta de 5 livros direcionados para estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior.

Em seguida, foi iniciada uma roda de conversa com os autores dos livros, que partilharam a suas experiências durante o desenvolvimento das obras. São eles: Raymundo Netto, Fátima Gondim, Valdinar Custódio Filho, Leonardo Costa, Rosendo Freitas de Amorim, Marcelo Lettieri Siqueira e Lindalva da Costa.

O jornalista e autor de um dos livros, Leonardo Costa, ressaltou, em sua fala, o desafio de escrever sobre tributos de forma atrativa e em uma linguagem acessível para todos. “Dessa forma, dá a possibilidade de atingir o maior número de pessoas. Não basta apenas nós nos sensibilizarmos com esses temas, devemos sensibilizar outras pessoas também”, comenta ele.

Forum de Educação Fiscal e Cidadania_Fortaleza11.09.2015_2

Os livros da coleção “Educação Fiscal e Cidadania” se encontram disponíveis para download. Os interessados devem acessar o portal da Educação Fiscal do Ceará no site da Sefaz. Acesse o link

Via Fundação Sintaf

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br