Guaíba tem Observatório Social implantado

Foram eleitos os conselhos de Administração e Fiscal. O empresário e contador Márcio Schuch Silveira foi eleito presidente do OSG

07 de abril de 2017 15:27

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

No o último dia 21 de março (terça-feira) foi realizada na sede do Rotary Club a Assembleia Geral de Constituição do Observatório Social de Guaíba – RS (OSG), o 11º do Rio Grande do Sul. Além do ato de fundação do Observatório, houve jantar e a eleição da diretoria para o biênio 2017/2018.

Evento contou com a presença do presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas, lideranças e empresários de Guaíba e Região.

Ney Ribas ressaltou que o OS respeita a realidade local, seguindo as regras de independência da Instituição. Disse que contam com uma plataforma de tecnologia, disponibilizando um banco de dados capaz de informar valores de produtos e serviços praticados em licitações em todo o País. Esta ferramenta contribui para evitar o superfaturamento. Ribas destacou, também, que o Observatório Social acompanha o recebimento de mercadorias e serviços, conferindo se estão de acordo com a compra realizada pelas prefeituras e câmaras municipais.

A maior parte do trabalho é realizada por voluntários da sociedade sem filiação político-partidária. Técnicos são remunerados pela entidade, com recursos de mantenedores apartidários, o que garante a imparcialidade do controle dos gastos públicos. “Chegou a hora de deixarmos de ser apenas expectadores e assumirmos o papel de protagonistas da nossa história”, observou o presidente do Observatório Social do Brasil.

O OSG tem como objetivo atuar como instrumento dos cidadãos Guaibenses no incentivo à responsabilidade social e monitoramento proativo e preventivo da gestão pública municipal,  diminuindo os desperdícios do dinheiro público.

Foram eleitos os conselhos de Administração e Fiscal. O empresário e contador Márcio Schuch Silveira foi eleito presidente do OSG.

Márcio Silveira disse que espera ser o começo de uma participação efetiva da sociedade no controle dos gastos públicos. A entidade está sendo constituída através de um trabalho, que vem desde o inicio do ano passado, com a mobilização da sociedade e através das mobilizações, que se criou um núcleo de trabalho para fazer a constituição. “Nós estamos já praticamente, há dez meses, trabalhando nessa constituição seguindo a metodologia do observatório social do Brasil que nos deu todo o suporte hoje de como elaborar estatuto, como deve ser o funcionamento do observatório social. “ comenta Silveira.

Além de Márcio Silveira, foram eleitos: como vice-presidentes Rogênio Cavalar de Souza Filho, Sérgio Fávero, Jorge Luiz Terres Schuch, Rosane Beatriz de Oliveira Villanova, Renato da Silva Ramos e Renan da Silva Nunes.

Os Observatórios Sociais são espaços para o exercício da cidadania que têm a missão e o dever de ser democráticos e apartidários, reunindo as entidades representativas da sociedade civil para contribuir com a melhoria da gestão pública. São integrados por cidadãos que auxiliam e sugerem novas formas de promover a transparência e a qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Também participaram do evento de fundação do OSG: Antônio Palácios, presidente do Observatório Social de Porto Alegre; Marco Diniz, presidente do OS de Gravataí; Pedro Gabril, vice-presidente do OSB; Gilberto Schäfer, presidente da Ajuris; Valter Priebe, promotor de Justiça; Lecilda de Souza, secretária Municipal de Administração e RH; Luiz Ernani Alves, secretário Municipal de Assistência Social; tenente-coronel Bianca Burger, comandante do 31º BPM; Maneca Stringhini, ex-prefeito de Guaíba; irmã Nilva Dal Bello, diretora do Projari; Leandro André, diretor da Gazeta Centro-Sul, representantes do Rotary e da Acigua entre outras lideranças.

Inicialmente, o escritório do OSG ocupa uma sala na sede do Rotary de Guaíba, um dos mantenedores da entidade. Contatos podem ser feitos pelo e-mail observatoriosocialguaiba@gmail.com

Com informações Guaíba TotalAjuris e Gazeta Centro-Sul

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br