FORÇA TAREFA 2024

FORÇA TAREFA CIDADÃ AMPLIA AÇÕES EM FASE DE PARCERIAS E CAPTAÇÃO DE NOVOS VOLUNTÁRIOS

Parcerias com universidades, abertura para novos voluntários e alinhamento com núcleos de apoio buscam atender a nova fase do projeto que conta com parceria do Tribunal de Contas da União e Redes de Controle

Comunicação OSB

Atualização: 29/07/2024, 11h57

A Força Tarefa Cidadã, principal iniciativa do Sistema OSB em favor da efetiva funcionalidade e fomento à transparência nos municípios brasileiros, apresenta novidades em sua jornada de atividades em 2024.

Ney Ribas, representante do Sistema OSB e Coordenador Nacional da Força Tarefa Cidadã, além dos boletins no Youtube @OSdoBrasil com atualizações periódicas da parceria com as Redes de Controle e com o TCU, tem alinhado de forma mais próxima como os Observatórios Sociais cooperam na coordenação local de voluntários e gestão de dados analisados.

Na última terça-feira, 23/07/2024, em mais um bloco no programa digital Giro OSB, Ney Ribas apresentou informações que tratam de avanços da Força Tarefa e adoção de novos processos para andamento do projeto.

Podemos Destacar:

  • Novo Formato para as Operações da FTC
  • A importância das parcerias com Universidades – Destaque para a experiência no estado de SC
  • Resultados positivos no avanço da qualidade de Portais de Transparência no sul do país, pós análise de voluntários da FTC
  • Admissão de novos voluntários para revisão de processos
  • Criação do GT OSB + TCU para evolução do projeto: Força Tarefa Cidadã Obras
  • Inovação: Chatbot para melhorar processos da FTC

No episódio #06 do boletim informativo digital “FORÇA TAREFA CIDADÃ – OSB, REDES DE CONTROLE e TCU”, Ney Ribas explica, no Youtube @OSdoBrasil, cada detalhe das novas atualizações do projeto.

 

Lei Estadual oportuniza a acadêmicos a realizarem estágio nos Observatórios Sociais de Santa Catarina

(Arte: Gov Estado de Santa Catarina – SED)

Uma significativa ação para o desenvolvimento das ações da FTC (Força Tarefa Cidadã) é contar com apoio de universitários nas análises e andamento dos processos protocolares do projeto. Com a oportunidade de estágio, os discentes interessados somam ao seu currículo novas habilidades na análise de dados públicos, fomento a políticas públicas de transparência e cidadania, além da troca de experiências com especialistas dos temas e do setor público e privado para ambientes de controle e integridade dos recursos públicos.

A experiência de destaque para este informe acontece em Chapecó, Santa Catarina. A Unidade do Observatório Social Chapecoense, liderada por seu presidente Vilmar Matiello, passa a fazer uso de um dispositivo muito importante de fomento à educação: o inciso I, do Art. 15, da Lei Complementar no 831, de 31 de julho de  2023, bem como ao Art. 21, do Decreto no 219, de 2 de agosto de 2023 que,  respectivamente, instituiu e regulamentou o Programa Universidade Gratuita.

Em resumo, com acesso a bolsas de estudos financiadas pelo governo do estado de Santa Catarina, os alunos deste programa devem realizar 20 horas de estágio em instituições do terceiro setor. Os Observatórios Sociais, filiados ao Sistema OSB naquele estado são  uma excelente oportunidade de estágio e a aplicação do projeto Força Tarefa Cidadã abre portas para esta aproximação.

Observatórios Sociais conectados a Força Tarefa Cidadã

(Foto/Créditos: Amabily Fruttos – OSB Foz do Iguaçu/PR)

Nos últimos dias, duas ações merecem atenção sobre a FTC e, as cidades de Foz do Iguaçu/PR e Carazinho/RS, registraram essas atualizações.

Em Foz do Iguaçu, o OSB local em apoio à FTC, dedica toda sua experiência com o monitoramento de obras públicas e passa a integrar o Grupo de Trabalho (GT) que irá subsidiar a troca de boas práticas, desenvolvimento de processos e metodologia na aplicação de pilotos para serem compartilhados em todo o projeto, que tem a robusta parceria das Redes de Controle, Tribunal de Contas da União e Observatórios Sociais do Sistema OSB.

CONFIRA AQUI DETALHES

 

Em Carazinho/RS – a cidade que tem o Observatório Social mais novo do Sistema OSB, fundado em fevereiro/2024, as ações práticas já incluem apoio às iniciativas da Força Tarefa Cidadã. Nesta última semana de julho, quarta 24, voluntários do OSB local se reuniram para se conectarem virtualmente com Ney Ribas e receberem as orientações sobre como a unidade e seus apoiadores poderão colaborar com a FTC.

(Foto/Créditos: Elisa Dias – OSB Carazinho/RS)

Voluntários que possam apoiar a Força Tarefa Cidadã em Carazinho/RS busquem no Instagram o contato direto: @OSBCarazinho.

ASSISTA TODAS AS ATUALIZAÇÕES da FORÇA TAREFA CIDADÃ: TUDO GRATUITO NO YOUTUBE @OSDOBRASIL

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br