Fenafisco recebe diretoria do Observatório Social do Brasil

OSB busca parcerias nas ações de controle social que leva a efeito, atualmente, em 13 estados

07 de março de 2013 19:40

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O vice-presidente para Assuntos de Defesa e Controle Social do Observatório Social do Brasil, Ney de Nóbrega Ribas, esteve em visita à FENAFISCO, nesta terça-feira, (5), sendo recebido pelo diretor para Assuntos Técnicos e Comunicação da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Guilherme Frederico Pedrinha de Azevedo. Também participou da visita o diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais do Sindifisco Nacional, João Eudes. O motivo da visita foi a busca de parceiras, pelo OSB, nas ações de controle social que leva a efeito, atualmente, em 13 estados.

Encontro Nacional

Nos dias 12 e 13 de abril, durante a realização de 3º Encontro Nacional, em Curitiba (PR), o OSB lançará as primeiras peças publicitárias e o cronograma de atuação anual do Movimento “Área Livre de Corrupção”, iniciado em dezembro último. A Fenafisco e o Sindifisco Nacional, foram convidados para o evento. Inclusive, o diretoria do Sindifisco participará do evento como palestrante.

Reunião foi semi-virtual

Numa experiência interessante, participou da reunião, via web, Roni Enara Rodrigues, diretora executiva do OSB que explicou com detalhes os projetos e a atuação da entidade e se comprometeu a enviar mais informações as instituições. A ideia é sensibilizar as diretorias para a possibilidade de uma participação, inclusive contributiva, para o trabalho do OSB.

Princípios são os mesmos da educação fiscal e enfatizam o controle social das ações da administração pública.

O Movimento “Área Livre de Corrupção” tem o intuito de disseminar os valores morais e cívicos, com vistas à promoção de crescimento do grau de consciência do cidadão, de todas as idades e o levar a participar ativa e solidariamente do Controle dos atos das administrações públicas, nos três poderes e esferas federadas.

A ideia e levar o movimento a todos, de escolas a empresas, e fazer valorizar os bons cidadãos. Pensamos em instituir um prêmio simbólico, que será conferido às instituições. Será tornado público e registrado serem elas “Área Livre da Corrupção ”, enfatizou o vice presidente Ney.

Crescimento das ações dos OS’s

A multiplicação dos observatórios formados por cidadãos voluntários que praticam a vigilância da transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos é impressionante.

Hoje, são encontrados em 13 estados e o seu trabalho coordenado poupou aos cofres públicos cerca de R$ 305 milhões.

O Sindifisco Nacional sempre se faz presente, nas ações dos programas de educação fiscal, lembrou João Eudes. Segundo ele, a instituição pode se comprometer com este movimento, divulgando o trabalho de combate à corrupção e verificando com a nossa base as alternativas de atuação.

Pedrinha, como representante da Fenafisco sinalizou, também, que a federação poderá dar apoio ao movimento e que iria levar o assunto, o mais rápido possível, à apreciação da presidência, no intuito de pautar o tema, já para a próxima reunião do Conselho deliberativo, semana que vem, em Florianópolis – SC.

Com informações da Fenafisco

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br