Evento incentiva a criação de entidade que visa melhorar a gestão de Palmeira

Audiência pública na Câmara de Vereadores trará representantes do Ministério Público e do Observatório Social do Brasil

15 de maio de 2015 16:59

Os munícipes e entidades representativas de Palmeira – PR estão convidados à comparecer na Câmara Municipal de Vereadores no próximo dia 27 (quarta-feira), das 18h30 às 21h, para conhecer o Movimento Paraná Sem Corrupção e o trabalho do Observatório Social. O evento será realizado pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MPE-PR)  em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB) –  seção Campos Gerais.

A audiência pública terá a presença do presidente OSB – Campos Gerais e vice-presidente do OSB, Ney Ribas, para  explicar à sociedade o papel de um Observatório Social e contar dos bons exemplos da atuação da entidade, movida por voluntários da sociedade civil em 100 cidades de 18 estados brasileiros, ajudando a melhorar a gestão pública municipal.

Como parte das ações promovidas pela Rede OSB em sua “Semana da Cidadania”, entre os dias 25 e 29 de maio, a proposta é convocar a comunidade para a instalação de uma unidade em Palmeira, com suporte técnico do OSB – Campos Gerais.

Para Ney Ribas, a possibilidade de criação de uma unidade em Palmeira é uma ótima oportunidade para fortalecer a rede no estado,  presente em 30 municípios. “O apoio aos municípios dos Campos Gerais faz parte do Programa de Regionalização do OSB que, por meio de metodologia apropriada, fornecerá o suporte  técnico e operacional para que a comunidade possa  contribuir com a eficiência da Gestão Pública e a correta aplicação dos recursos públicos”.

Além do presidente do OSB – Campos Gerais, o promotor público, Dr. Antonio Carlos Nervino, apresentará e incentivará a adesão da sociedade ao Movimento Paraná Sem Corrupção. Lançada em 2007 a iniciativa propõe, entre outras ações, a conscientização social para reflexão acerca da corrupção e a disseminação da cultura da honestidade.

Seguindo a proposição do Movimento Paraná Sem Corrupção, Ney Ribas defende a tomada de atitude da sociedade e fala sobre o “Pacto pelo Brasil”, uma iniciativa do OSB, como parte do Movimento Área Livre de Corrupção, que propõe a ação de cada cidadão e cada organização sobre o protagonismo na transformação do Brasil em um país melhor.”A cidade que queremos depende das nossas atitudes e é por meio da participação que podemos dar a nossa contribuição ”

ENTENDA:

O Observatório Social do Brasil
O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias: a Rede OSB.

Rede OSB
Coordenada pelo OSB essa rede, formada por mais de 2000 voluntários engajados na causa da justiça social, atua em favor da melhoria da gestão pública, por meio da transparência e do controle social dos gastos municipais. Apenas em 2014, a contribuição da rede proporcionou uma economia de mais de R$ 450 milhões junto às prefeituras dos municípios onde há atuação. Estima-se que nos últimos três anos mais de R$ 1 bilhão deixaram de ser desperdiçados em virtude do trabalho dos Observatórios Sociais.

Um Observatório Social
Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, um Observatório Social (OS) prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, um Observatório Social atua em outras frentes, como a educação fiscal; a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios; e a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte. Quando filiado, um OS passa a integrar a Rede OSB e deve cumprir uma série de padronizações, dentro do sistema de franquia social.

 

Sobre:

Audiência Pública do Ministério Público Estadual e Observatório Social do Brasil – Campos Gerais
Data: 27 de maio de 2015 (quarta-feira)
Hora: das 18h30 às 21h
Local: Câmara de Vereadores de Palmeira
Endereço:  Rua Coronel Vida, nº 211- Palmeira – PR

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br