Estudantes participam de Encontro de Cidadania e Educação Fiscal

Evento com turma do Colégio Estadual Leonor de Barros abordou temas como corrupção, acesso à informação e controle social

27 de novembro de 2012 19:27

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

Uma turma de 50 estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Leonor de Barros, em Florianópolis, participou na manhã da última terça-feira, 23, do terceiro Encontro de Cidadania e Educação Fiscal, promovido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. A iniciativa foi uma realização do Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (Lasp), programa de extensão da Udesc Esag, em colaboração com o Colégio Leonor de Barros e diversas entidades: o Observatório Social de Florianópolis (OSF), o Observatório Social de Itajaí, a Controladoria Geral da União (CGU), o Fórum de Combate à Corrupção de Florianópolis, a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, o grupo de teatro da Udesc e o Diretório Acadêmico da Esag (DAAG).

O evento buscou promover o debate com a juventude sobre três temas bastante atuais: liberdade, democracia e a lei de acesso à informação (pela CGU), fiscalização, vigilância e controle social (pelo Observatório Social) e o combate à corrupção (pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção e Campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”).

A abertura do evento teve apresentações da Udesc Esag, do curso de Administração Pública e do grupo de teatro da Udesc, além da introdução à programação das atividades. Os jovens foram divididos em três grupos e encaminhados a salas de aula, onde foram realizadas dinâmicas diferentes, com meia hora de duração cada, com professores da Udesc Esag e representantes das entidades.

Interação

Os estudantes e duas professoras que os acompanhavam interagiram respondendo questões de participação cidadã, e posicionando-se pela transparência pública e pelo combate à corrupção. Além de debates e pesquisas sobre os temas na internet, os estudantes fizeram pequenas encenações teatrais. Ao final do evento, houve avaliação da atividade e entrega de uma camiseta da Campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” a cada participante.

Participaram das dinâmicas, pela Controladoria Geral da União em Santa Catarina, o coordenador do Núcleo de Prevenção e Combate à Corrupção, Fernando Rodrigues João Júnior, e Jeferson Dahmer; pelo Observatório Social de Florianópolis, o presidente Leandro Passoni, a coordenadora executiva Rejane Ester Vieira e equipe de estagiários e voluntários; pelo Observatório Social de Itajaí, Jonas Tadeu Nunes; e pela Udesc Esag, os professores do curso de Administração Pública Ênio Spaniol e Paula Schommer, e a bolsista de extensão Maiara Giovanelli.

Este foi o terceiro ano que o Lasp promoveu o encontro. O professor Ênio ressaltou que a interação com a sociedade pelos projetos de extensão é uma das funções da universidade, e destacou o entusiasmo demonstrado pelos representantes do colégio: “Pretendemos continuar estabelecendo essas conexões com a comunidade, promovendo encontros desta natureza com esta e outras escolas”. A professora Paula Schommer observou que três propósitos do evento foram alcançados: “O fortalecimento da parceria entre a Udesc e os demais realizadores do evento, a ampliação do escopo do público, com perspectiva de seguirmos atuando com esta escola e agregarmos outras no próximo ano, e a experimentação de novas metodologias de abordagem aos temas do evento”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br