Erechinenses contra a corrupção

Ato público, promovido por voluntários associados ao Observatório Social de Erechim, marca o Dia Internacional de Combate à Corrupção

09 de dezembro de 2013 18:59

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

Ato público organizado e promovido pelo Observatório Social de Erechim (RS) marcou, ao longo do último sábado (7), o Dia Internacional de Combate à Corrupção comemorado em 9 de dezembro. Munidos de faixa com dizeres, que questionam o cidadão sobre o que ele está fazendo para mudar a triste realidade brasileira e o convidando a ser área livre de corrupção, voluntários e associados ao Observatório também distribuiram panfletos informativos, explicando o objetivo da iniciativa, o que é a entidade e convidando a população a participar dela, sendo área livre de corrupção.

Também foram distribbuidos panfletos informativos (Foto: Sara Rubia Comin/DM)

A presidente do Observatório, Belonice Sotoriva, disse que o propósito é contribuir para a melhoria da gestão pública que passa pelo resgate de questões básicas com o entendimento de que o que é público está a serviço de todos e não dos interesses pessoais de quem quer que seja. Assim com o serviço público pode e deve ser de qualidade e os recursos para tal podem e devem ser bem aplicados. “O foco do trabalho é a prevenção, auxiliando a gestão pública em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, mas, principalmente, fomentando gestos de cidadania nos nossos munícipes. Também serão realizadas palestras sobre educação fiscal nas escolas”, informou.

Parte do grupo de voluntários do Observatório de Erechim, instituido em 2013 (Foto: Sara Rubia Comin/DM)

O Observatório Social de Erechim, entidade integrada ao Observatório do Brasil, funciona como um espaço para o exercício da cidadania. Deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil. Entre seus associados estão entidades como Accie, CDL, Sindilojas, associações, empresas, Rotarys, conselhos profissionais, Secretaria da Fazenda do Estado, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Conselho de Contabilidade, instituições de ensino e cidadãos voluntários.

Fundado em agosto de 2013, ele funciona na Sala 5 do prédio do Sindilojas, na Rua Nelson Elhers. Atualmente a entidade atende somente à tarde, mas a ideia é a partir de janeiro atender o dia todo e a prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos, na metodologia padrão, será feita quadrimestralmente.

Outras informações sobreo Observatório Social de Erechim podem ser obtidas pelo telefone (54) 3015-7766 e pelo email erechim@osbrasil.org.br.

O Dia Internacional de Combate à Corrupção é 9 de dezembro. A data foi escolhida por ter sido o dia exato em que as Nações Unidas assinaram, em 2003, a histórica Convenção contra a corrupção, e serve para estimular os países membros a desenvolver e implementar iniciativas sobre o tema.

Via Diário da Manhã

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br