Empresários articulam reativação do OS de Francisco Beltrão

O OS precisa do apoio financeiro da comunidade e da participação de voluntários para acompanhar licitações

18 de maio de 2015 17:21

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

Um grupo de empresários e representantes da sociedade civil organizada está articulando a reativação do Observatório Social de Francisco Beltrão. Por meio deste órgão, voluntários atuam na fiscalização das contas públicas municipais. De acordo com o empresário Edson Flessak, o Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representantes.

“Estamos na fase de reestruturação financeira e de pessoal para voltamos a fazer aquilo que o observatório faz, que é fiscalizar o poder público e acompanhar algumas licitações”, explicou. Atualmente a sala do Observatório se localiza na unidade do Sesi Francisco Beltrão.

Conforme o empresário, para que volte a atuar, o Observatório precisa do apoio financeiro da comunidade e da participação de voluntários, pois uma das ações do órgão é acompanhar licitações na Prefeitura.

“Os editais de licitações incorretos são apresentados ao prefeito para que ele tome providências. Caso o prefeito não resolva, posteriormente o documento é apresentado aos vereadores e se nem assim é apresentada uma solução, levamos a questão para o Ministério Publico. Para isso, precisamos de voluntários com o conhecimento técnico para acompanhar todo esse processo”, frisa.

A Associação Empresarial de Francisco Beltrão, por meio do Conselho do Jovem Empresário, e o Ministério Público Estadual são parceiros na iniciativa. Entre as ações do Observatório está acompanhamento de editais, tomadas de preço entrega de produtos e serviços, entre outras atividades.

O Observatório foi criado em 2011 e funcionou até 2012. Depois foi desativado pela falta de recursos financeiros.

Via Aqui Sudoeste

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br