Dia Internacional do Voluntariado é celebrado esta semana

O Brasil está entre os dez países com mais voluntários. Somente a Rede OSB reúne mais de 1500 voluntários em todo o País

01 de dezembro de 2013 17:59

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1985, com data oficial em 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado, estabelecido para estimular esse tipo de trabalho, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento socioeconômico dos países, é celebrado, este ano, na próxima quinta-feira (5).

O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer, etc.

O Brasil está entre os dez países com mais voluntários, em torno de 18 milhões de pessoas, de acordo com um estudo da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF) deste ano. Foram entrevistadas mais de 155 mil pessoas que responderam se no mês anterior à pesquisa haviam feito alguma das seguintes práticas: doação de tempo como voluntário para uma organização, doação de dinheiro para alguma entidade ou pessoa e ajuda a uma pessoa desconhecida. A pesquisa também mostrou que cerca de 65 milhões de brasileiros ajudaram um desconhecido e que 35 milhões contribuem financeiramente com causas sociais. A prática mais comum entre os brasileiros é a de ajuda a uma pessoa desconhecida, com 44% dos entrevistados. Segundo o Ibope, este número é maior. Pesquisa feita em 2011 a pedido da Rede Brasil Voluntário revelou que 25% da população brasileira fazia ou já havia feito trabalho voluntário, ou seja, 35 milhões de pessoas. Desses 53% eram mulheres e 47% homens, com o maior número de voluntários na faixa de 30 a 39 anos e que dedicavam em média 3,5 dias por mês a ações voluntárias.

Observatórios Sociais: uma rede de voluntários

Os Observatórios Sociais, presentes em cerca de 80 cidades de 14 Estados brasileiros, congregados em uma Rede pelo Observatório Social do Brasil (Rede OSB), são organizações não-governamentais democráticas e apartidárias que encontram no voluntariado a matéria prima para a subsistência. São mais de 1500 pessoas cadastradas, entre empresários, advogados, contadores, professores, estudantes, funcionários públicos, aposentados e outros cidadãos, que atuam para a melhoria da gestão pública ao transformarem seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

A principal atividade dos voluntários na Rede OSB está atrelada ao acompanhamento do processo licitatório de produtos e serviços das administrações públicas. Integrando um Observatório Social, eles fazem uso de uma metodologia de monitoramento de compras públicas no âmbito municipal, desde a publicação do edital até a entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Portal Voluntários Online

Outra iniciativa que emerge como referência na área do voluntariado foi iniciada pelo Instituto Voluntários em Ação, de Florianópolis (SC). É o site www.voluntariosonline.org.br, o maior portal brasileiro de voluntariado. Há cinco anos no ar, possui 56 mil voluntários e mais de 700 ONGs cadastradas, de todo o país, e oferece vagas de voluntariado online e presencial.

Com informações do Blog voluntariosonline.org.br

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br