“Dia da inovação” conta com programação definida e palestra de João Pacífico

O 3º Congresso Pacto Pelo Brasil será entre 26 e 28 de agosto de 2019, no Sistema FIEP, em Curitiba-PR. Inscrições GRATUITAS e limitadas em pactopelobrasil.org.br 

09 de agosto de 2019 20:14

Inovação será o tema do terceiro dia do 3º Congresso Pacto Pelo Brasil, no dia 28 de agosto de 2019. A programação do dia trará com casos e exemplos de tecnologia à serviço da eficiência e do controle, dentro da temática do evento, “Práticas Honestas na Relação Público-Privada”.

A parte da manhã será dedicada à workshops. Estão confirmados: “Inovação na Gestão Pública”, com Cristiano Ferri, Pesquisador no Centro de Formação e Pós Graduação da Câmara dos Deputados; “Transparência e Inovação no controle social”, com Rafael dos Anjos, da Gedanken; “Análise de Dados Governamentais”, com o professor Marcos Vinícius Guimarães; “Interlegis portal Câmara Municipal”, com representante do Senado Federal, e “Governo Aberto”, com Giovana Bertolini e Tamara Figueiroa Bakuzis, da Controladoria Geral da União (CGU), e Patricia Marques, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Na área de networking acontecerão dois eventos: lançamento de livro e exposição fotográfica de Rosemary Eisenberg. A tarde acontecem os painéis.

O primeiro é “Futuro da tecnologia da informação no Brasil”, mediado por Francisco Soeltl, vice-presidente de Tecnologia da Informação do OSB, e com participação de Tatiana Ribeiro, do Movimento Brasil Competitivo (MBC); de Roberto Marcelino, do iCities; e Maurício Pazini Brandão, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para Francisco Soeltl, ter um dia dedicado a Inovação durante o Congresso Pacto pelo Brasil é de fundamental importância para o compartilhamento das experiências e melhores práticas na aplicação das tecnologias para a operacionalização da Transparência e Controle Social. “Minha expectativa é que as experiências e melhores práticas compartilhadas possam potencializar soluções que permitam aperfeiçoar os mecanismos de Controle Social que o Sistema OSB vem implementando no âmbito dos municípios e dos estados”, disse.

O dia ainda conta com o painel “Transparência e Inovação no controle social e oficial”, mediado por Cristiano Ferri e com a presença do Dr. Octávio Neto, do Ministério Público da Paraíba; do Rafael dos Anjos, da Gedaken; de Pedro Turbay, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN); e representante do Tribunal de Contas da União (TCU).

À noite acontecerá a premiação do 2º Concurso de Boas Práticas do Sistema OSB, para o qual os Observatórios Sociais do Brasil locais produziram vídeos contando os seus casos de maior relevância e impacto social. Vencem as três produções que reunirem o maior número de “likes” (o botão “gostei”) no Youtube. As iniciativas estão submetidas a votação popular em uma playlist dedicada no canal do Youtube do OSB.

Encerrando o dia e o Congresso Pacto pelo Brasil, acontecerá a palestra magna “Organizações com propósito”, com o palestrante e líder inspirador João Paulo Pacífico. Fundador do Grupo Gaia, grupo com mais de R$ 15 bilhões em operações financeiras em 10 anos, João revolucionou a relação entre empresas e pessoas e o jeito de fazer acontecer no mercado financeiro. Com uma cultura baseada em saúde, felicidade e propósito, tão importante quanto os negócios do Grupo são seus 10 valores, que começam com Pratique a Gratidão e encerram com celebre. Eles também são aplicados na ONG educacional Gaia+, que já beneficiou mais de 10.000 crianças e professores de escola pública em 4 anos.

Para Cristiano Ferri é extremamente importante ter um dia inteiro dedicado ao tema inovação, em especial inovação no serviço público. “Essa é uma das principais formas de se combater a corrupção, de lutar pela ética e pelo zelo nas coisas públicas. Precisamos sim aplicar tecnologia, novos processos e gerar eficiência”, disse.

Para ele inovação tem a ver com a necessidade de fazermos mais com menos e entregar mais, por isso que é imprescindível que o servidor público e o político do século XXI pensem e implementem inovação. “Temos que estreitar a rede entre empreendedores, servidores públicos, políticos, acadêmicos e cidadão de forma geral e inovarmos em busca de um serviço melhor”, afirmou.

O evento – O 3º Congresso Pacto Pelo Brasil será entre 26 e 28 de agosto de 2019, no Centro de Eventos Sistema FIEP, em Curitiba-PR. Com a temática “Práticas Honestas na Relação Público-Privada”, o evento tem Inscrições GRATUITAS e limitadas, disponíveis no site pactopelobrasil.org.br

Em razão de ser uma proposta de alta relevância em soluções para o Brasil, o 3º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL é realizado pelo Observatório Social do Brasil, conta com correalizadores como: UN Global Compact – Cities Programme Brazil Regional Office, Agência CIFAL – Curitiba e a Rede Brasil do Pacto Global da ONU; além dos importantes parceiros, como: Sistema FIEP, JBS, J&F Investimentos, MicroPower Global, Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), Bolsa Brasileira de Mercadorias, Sancor Seguros e o apoio institucional do Sebrae e estratégico do iCities, Instituto Gastronomia humanitária e Instituto Joanir Zonta (Condor).

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br