Curso de Processo Licitatório é realizado pelo Observatório Social de Ivaiporã

O curso contou com duas palestras ministradas pelo assessor do Ministério Público do Paraná, Wesley Pereira Viruel, e pelo procurador do município de Wenceslau Braz, Rafael Carvalho.

26 de setembro de 2014 14:57

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O Observatório Social de Ivaiporã (OSI) promoveu o 2º curso de Processo Licitatório, no sábado, dia 20 de setembro, na Câmara de Vereadores de Ivaiporã. O evento teve participação de servidores públicos de sete municípios, acadêmicos de três universidades, além de funcionários da Coamo e empresários do município de Ivaiporã.

O curso contou com duas palestras ministradas pelo assessor do Ministério Público do Paraná, Wesley Pereira Viruel, e pelo procurador do município de Wenceslau Braz, Rafael Carvalho.

Viruel e Braz abordaram vários temas durante o curso, como noções essenciais sobre licitações, desde a publicação do edital até a assinatura do contrato; fiscalização de contratos; e fiscalização de editais de licitação.

Organizadores do curso de Processo Licitatório (Foto: Divulgação)

O presidente do OSI, José Francisco Siqueira, considerou o evento como muito positivo, principalmente pela participação ativa dos servidores municipais. “O interesse demonstrado foi muito bom, e acho que a consciência está melhorando”, observou.

De acordo com Siqueira, os servidores estão procurando se capacitar justamente para se defender dos maus empresários. “Existe um excesso de leis, decretos e portaria que regulamentam os processos e deixam as licitações um tanto quanto confusas. Assim, há dúvidas para quem faz essas operações. Por esse motivo é que surgem as dificuldades. É quando alguns empresários inescrupulosos se aproveitam. Tenho percebido que, muitas vezes, não é falta de capacidade ou má-fé, e sim falta de capacitação”, ponderou.

A coordenadora administrativa do Observatório Social de Londrina, Rosane Fiori, participou do evento em Ivaiporã e disse que a busca pelo conhecimento é muito importante e o esclarecimento das leis de acesso à informação tem que fazer parte da rotina do servidor público. “É importante que eles procurem conhecer a lei, as disciplinas e as regulamentações para que a prática do cotidiano seja pautada pela ética e transparência”, frisou a coordenadora administrativa.

Via Paraná Centro

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br