Concurso em parceria com observatório premia escolas em Foz do Iguaçu

O I Concurso de Educação Fiscal de Foz do Iguaçu trouxe como tema “Cidadania Fiscal: você na construção de um Brasil melhor para todos”

18 de dezembro de 2015 19:55

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | |

A educação fiscal surge como proposta de ser um dos instrumentos para formação de uma sociedade crítica e participativa que promova uma nova postura perante os interesses coletivos a partir da conscientização da função socioeconômica dos tributos e do controle social. Caracteriza-se, assim, como elemento simbiótico, possibilitando a cooperação mútua entre o Estado e a sociedade.

O I Concurso de Educação Fiscal de Foz do Iguaçu trouxe como tema “Cidadania Fiscal: você na construção de um Brasil melhor para todos” e teve como objetivo estimular alunos e/ou comunidade escolar à reflexão sobre o papel da Educação Fiscal para o efetivo exercício da cidadania.

Estudantes de 11 escolas municipais de Foz do Iguaçu participaram da primeira edição, promovido pela Delegacia da Receita Federal (RF), em parceria com a Secretaria de Educação, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) e Observatório Social de Foz do Iguaçu (Osfi).

O concurso premia os melhores resultados de projetos que tiveram como objetivo levar conhecimentos basilares aos alunos e a comunidade escolar da Rede Municipal de Foz do Iguaçu, de forma a estimular a reflexão e o entendimento de temas que a princípio parecem “ásperos” ao cidadão comum, mas que são o alicerce para o exercício da cidadania. São eles: finanças e orçamento público, função socioeconômica dos tributos, participação e controle social, sonegação e corrupção, contrabando e descaminho, entre outros.

A disputa para escolher os melhores trabalhos foi acirrada, mas quem garantiu o primeiro lugar foi a Escola Josinete Holler com a turma coordenada pela professora Rafaela Costa.

Foz_concurso3

O segundo lugar foi para Escola Augusto Werner, do professor Arthur Repelevicz  e o terceiro lugar ficou coma a Escola Eloi Lohmann, com a professora Leila Bancke.

A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 08 de dezembro na Receita Federal, em Foz do Iguaçu.

Foz_concurso2

Via OSFI

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br