Candidato ao governo assina termo de compromisso sobre transparência

Observatório Social de Campo Grande subscreveu, juntamente com outras entidades representativas, documento em que solicita aos candidatos a governador do Estado de Mato Grosso do Sul o compromisso com a transparência dos atos públicos

21 de outubro de 2014 17:20

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O candidato ao governo estadual, Reinaldo Azambuja (PSDB), assinou nesta segunda-feira (20), na sede do PSDB, uma carta de compromissos sobre o combate a corrupção e transparência no poder público, em documento que foi entregue por um grupo de advogados, com apoio da Loja Maçônica de MS, Observatório Social de Campo Grande e do Sindaje (Sindicato dos Auditores e Técnicos da Auditoria Geral de MS).

O candidato se prontificou a estabelecer canais de transparência em tempo real, caso seja eleito governador do Estado. “Nossas propostas sempre foram neste sentido, para que a população saiba quanto arrecada, o que se gasta e para quem se gasta. As pessoas devem acompanhar as ações do governo, edital não pode ter segredo”, disse ele.

Mato Grosso do Sul é o 26° estado com transparência no Brasil (Foto: Divulgação)

Azambuja afirmou que já está organizando um modelo para implementar esta transparência. “Todos devem saber quem são os prestadores de serviços, se existe alternância ou são as mesmas que estão conduzindo os projetos do governo, temos que ter transparência total”, observou.

Outra questão que foi tocada é sobre esta última semana de campanha, que segundo Azambuja, deve existir uma fiscalização severa contra a compra de votos. “Peço a ajuda de todos para combater esta prática, que é financiada com dinheiro da corrupção, todo governante sério utiliza transparência como ferramenta de trabalho”.

Reinaldo ainda lembrou que 30% do eleitorado do Estado preferiu não votar ou optou por anular o voto no primeiro turno. “Mostra que a população está descontente com a política, temos que trazer estes eleitores para voltar a discutir as prioridades do Estado, provar que um governo eficiente com planejamento, pode realizar boa política”, apontou.

Grupo – O advogado July Heider afirmou que este movimento pela transparência, reúne mais de 100 advogados, além de várias entidades que buscam esta melhoria para sociedade. “A população merece a participação nos atos do governo, Mato Grosso do Sul é o 26° estado com transparência no Brasil, temos que criar medidas para mudar este cenário, que é um anseio de toda sociedade civil”.

O advogado André Xavier ressaltou que este compromissos com os candidatos têm como objetivo que o próximo governador deixe disponível através do portal da transparência, informações e dados, em linguagem clara e disponível para população. “Queremos apenas a aplicação da lei”.

Propostas – O presidente do Observatório Social de Campo Grande, Hugo de Oliveira, também destacou que além destas propostas, outro compromisso com os candidatos é tornar a Auditoria Geral do Estado autônoma, com “status” de secretaria, assim como acontece na União, com a CGU (Controladoria Geral da União). “Hoje esta pasta está vinculada a Secretaria da Fazenda”.

Assinatura – O grupo de advogados e as demais entidades já enviaram o documento para o candidato ao governo, Delcídio do Amaral (PT), e agora aguardam o contato para também realizar um evento para assinatura do candidato petista, tendo assim a anuência e o compromisso dos dois candidatos que chegaram ao segundo turno.

Via Campo Grande News

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br