Araçatuba firma cooperação técnica com a Santa Casa de Araçatuba e o Movimento Noroeste com Vida

O trabalho de monitoramento que o Observatório Social do Brasil – Araçatuba realizará será voluntário e tem o objetivo de garantir a otimização e a transparência no uso dos recursos captados pelo movimento e doados para a Santa Casa.

O Observatório Social do Brasil – Araçatuba assinou hoje, 26/06, um termo de cooperação técnica com a Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba com anuência dos instituidores do Movimento Noroeste com Vida. Essa parceria foi proposta pelo movimento NCV o qual reconhece a importância do trabalho realizado pelo OSB – Araçatuba e precisava de uma instituição com experiência no controle social sobre recursos e serviços públicos para atuar no monitoramento das doações que estão sendo realizadas para a instituição de saúde.

Nessa parceria a Santa Casa se compromete a disponibilizar cópias dos documentos que confirmam o repasse dos recursos doados, bem como informações e todo e qualquer documento relacionado a destinação e utilização desses recursos, além de garantir o acesso do Observatório Social do Brasil – Araçatuba, o qual, por sua vez, se compromete a realizar monitoramento da utilização e gestão dos recursos captados e destinados a causa da saúde pública de Araçatuba.

O trabalho de monitoramento que o Observatório Social do Brasil – Araçatuba realizará será voluntário e tem o objetivo de garantir a otimização e a transparência no uso dos recursos captados pelo movimento e doados para a Santa Casa.

O Fundo Noroeste Com Vida Foi instituído pelos parceiros Aldo Lupo Neto, Dario Ferreira Guarita Neto, Plácido Rocha Neto, Samir Nakad e Valdir Mestriner e tem a Sitawi Finanças do Bem como gestora dos recursos captados para esse fundo, é tem o objetivo de arrecadar recursos que serão destinados ao sistema de saúde que atende especificamente a região do Noroeste Paulista, composta por 40 municípios e mais de 1 milhão de pessoas e visa fortalecer o sistema de enfrentamento ao COVID-19.

Segundo a senhora Maria Ionice Zucon, tesoureira da Santa Casa, esse trabalho é muito importante e vem de encontro com o que já é prática exigida pela diretoria da instituição, de que haja transparência em todas as suas ações, em especial no uso de todo o dinheiro que recebem de doação da sociedade civil e de órgãos públicos.

Para Walter Ávila de Aguiar, Presidente do OSB – Araçatuba, essa parceria cria um elo entre a Santa Casa e sua missão de atender a população e salvar vidas, com a ajuda do NCV e seus grandes recursos doados e tendo o OSB monitorando e garantindo para o doador e toda a sociedade, a lisura do processo de aplicação dos recursos. Ainda, ele agradece a confiança depositada pelo movimento NCV ao OSB.

Participaram desse ato de assinatura representando o OSB – Araçatuba o presidente, Ávila de Aguiar e o coordenador, Alex Alves. O movimento Noroeste Com Vida foi representado por Plácido Rocha Neto. A Santa Casa de Araçatuba contou com a participação da senhora Maria Ionice Zucon, tesoureira, Carlos Alessandro Startti de Lima, supervisor de compras e Dr. Mauro Inácio da Silva, administrador da instituição. Também assinarão o documento o provedor da instituição, Claudionor Aguiar Teixeira, os anuentes do movimento Dario Ferreira Guarita Neto e Samir Nakad e o diretor-presidente da Sitawi, Leonardo Letelier.

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br