Ação de Educação Fiscal premia alunos e professores

O Concurso de Redação ‘Consciência Cidadã’ teve mais de 3 mil redações concorrendo aos prêmios dessa que foi a terceira edição promovida no município

19 de dezembro de 2013 19:45

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O Observatório Social de Marechal Cândido Rondon – PR (OSMCR), realizou, na tarde da última quarta-feira (18), cerimônia de encerramento do Concurso de Redação “Consciência Cidadã”, terceira edição.

Neste ano, os temas estiveram voltados para o assunto “corrupção”, tanto a que ocorre no sistema político, quanto individualmente pelas pequenas atitudes do dia a dia de uma pessoa. O conteúdo foi trabalhado em parceria com o Ministério Público Estadual, por meio de palestras do promotor Tiago Trevizoli Justo.

O objetivo do projeto foi identificar nos jovens a percepção sobre o assunto e principalmente estimulá-los à participação na comunidade, desempenhando o papel de todo cidadão, fiscalizando atos da administração pública quanto à aplicação dos recursos públicos.

O concurso foi realizado em duas etapas, de acordo com cronograma agendado com os próprios colégios: a primeira envolveu a realização de palestras para 25 turmas selecionadas, e a segunda resultou na aplicação do formulário de redação.

Clique aqui e veja, na Fan Page no Facebook do OSMCR, mais fotos e as redações premiadas

As correções, por sua vez, foram feitas na sede do Observatório por três professores que, voluntariamente, se colocaram a disposição da entidade. Da avaliação até o dia da premiação, os docentes não tomaram conhecimento dos autores dos textos, identificados apenas por meio de números.

Na Categoria A – 5º e 6º anos – participaram 29 escolas com 1.062 redações, sendo premiados: em 1° lugar, Maísa Carolina Bamberg do Colégio Cristo Rei; o 2° lugar ficou com Djenifer Amanda Teixeira da Escola Municipal Waldomiro Liessen; o 3° lugar foi para Ana Carolina Frantz Weiler da Escola Estadual do Campo Zulmiro Trento; e 4º lugar foi de Luiza Carina Bressan da Escola Municipal Floriano Peixoto.

Na categoria B – 7º e 8º anos – participaram 14 escolas com 1.232 redações. Ficou em 1° lugar: Cristian Comin do Colégio Estadual Eron Domingues; 2° lugar: Maria Eduarda Hildebrand Seyboth Serfas do Colégio Luterano Rui Barbosa; 3° lugar: Letícia Hofstaetter Martins do Colégio Estadual Paulo Freire; e 4° lugar: Évelin Berg do Colégio Estadual Paulo Freire.

Na categoria C – 9º ano do ensino fundamental e 1º do ensino médio – participaram 16 educandários com 994 redações, sendo premiados: em 1° lugar: Vanessa Aline Schneider Garcia do Colégio Estadual Marechal Rondon; 2° lugar: Naiâne Laize Jagnow Colégio Luterano Rui Barbosa; 3° lugar: Amanda Spohr Froehlich do Colégio Luterano Rui Barbosa e 4° lugar: João Eduardo dos Santos do Colégio Luterano Rui Barbosa.

Como estava prevista também a premiação dos professores dos alunos classificados nos primeiros lugares, receberam um Tablet, por meio do patrocínio da Pet Cursos, a Professora Isabel Mattei do Colégio Estadual Marechal Rondon, Professora Rosane Pedralli do Colégio Estadual Eron Domingues e a Professora Jacinta Luzia Unfried do Colégio Cristo Rei.

Ainda foram sorteados três DataShows, por categoria, para as Escolas e Colégios que participaram, sendo o resultado: Categoria A: Escola Municipal Antônio Rockembach da sede municipal; Categoria B: Escola Municipal Dealmo Poersch do Distrito de São Roque; e Categoria C: Colégio Estadual de Novo Três Passos.

O concurso ainda teve colaboação do fotógrafo Rafael Sturm e da Livraria Unixerox.

Com informações da Rádio Educadora AM 630 e Rádio Difusora

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br