Etapa 2 do Congresso Pacto pelo Brasil fala sobre Negócios e Empreendedorismo para o Desenvolvimento de Territórios

A importância dos negócios do micro ao grande para o desenvolvimento de territórios. Como a relação de negócios entre o público e privado pode ter um ambiente íntegro e próspero. Congresso caminha para a terceira etapa digital e se aproxima  da fase que será presencial em agosto na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Da Assessoria OSB – 2022

Atualização – 27/05/2022, 17H05

O 6º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL realiza o seu 2º Eixo Digital em maio, entre 24 e 31, o tema discutido é NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO. Com a  importante participação de FELIPE CALIXTO – SANKHYA GESTÃO E NEGÓCIOS, a cerimônia de abertura (24/05) apresentou a palestra ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO INCREMENTAL NÃO GARANTEM PERENIDADE, que trouxe importantes reflexões sobre novos modelos de gestão, valorização de estratégias de negócio baseada em novas e exclusivas experiências, inovação para avançar em um mundo cada vez mais digital e considerações importantes para a valorização das pessoas e retenção de talentos, seja para aplicação no ambiente público, privado ou terceiro setor.

Antes dessa apresentação Raul Groppo, Presidente do Conselho Superior do Observatório Social do Brasil, abriu oficialmente a segunda etapa do PACTO PELO BRASIL destacando que “o empreendedorismo é importante para o desenvolvimento de nossos territórios e cidades, nas relações públicas e privadas, pois acompanha de fato a essência e a origem da humanidade, não necessariamente ligado à abertura ou não de uma empresa mas ligado a olhar um problema, olhar um desafio e querer procurar uma solução que agregue valor à comunidade”.

O evento de abertura contou com apresentação de Kenia Abreu Dorl.

As soluções apresentadas e discutidas nos painéis deste eixo se conectam ao dia a dia nas cidades, seja do ponto de vista público, seja do ponto de vista privado, quando o assunto tem como destaques ambiente de negócios íntegro, empreendedorismo, desenvolvimento de territórios, licitações públicas para micros e pequenos e a conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na Agenda Mundial 2030.

Nossos convidados especiais, entre eles a importante participação do SEBRAE, debateram a importância de programas de fomento ao empreendedorismo, ambientes regulados e íntegros para os negócios, a importância da participação do empresariado local nas licitações públicas e como essas relações impactam positivamente o desenvolvimento dos territórios, bairros e regiões do nosso país.

Neste ano o Congresso Pacto Pelo Brasil  se divide em 5 apresentações, sendo 4 digitais e 1 presencial. Confira o formato:

Para detalhes sobre nosso evento presencial e informações como acesso a cupom de desconto no hotel oficial do evento basta acessar nosso site e ficar por dentro de nossa programação. No link a seguir você também garante sua inscrição para as etapas digitais e garante a emissão de certificado.

OUTRAS INFORMAÇÕES, PROGRAMAÇÃO, INSCRIÇÃO PARA O EIXO Nº3  EM JUNHO E CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO, ACESSE:

Acesse o site aqui.

Saiba mais e se inscreva para os próximos painéis

Destaques do 2º Eixo

 

25/05, PAINEL 1: COMPRAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

#Sebrae #SebraePR #OSdoBrasil

Este painel destacou a importância do empreendedorismo e dos negócios para o fortalecimento das cidades brasileiras, o desenvolvimento de territórios e o incremento da economia regional. E de como isso pode se dar a partir das compras governamentais, com a participação dos pequenos negócios nas licitações públicas, gerando emprego e renda e melhor atendimento ao cidadão.

Painelistas:

  • Juliana Schvenger – SEBRAE/PR
  • Mauricio Zanin – CNM
  • Marcelo Frazão –  COMPRA LONDRINA

25/05, PAINEL 2: CAMPO E CIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO

#Agro #MulheresLíderes #CampoECidade #OSdoBrasil

A importância da produção rural para quem mora na cidade e de como o agronegócio faz girar a economia no Brasil. Conhecemos mais da liderança feminina nas propriedades e projetos rurais e de como a tecnologia, a inovação e o respeito às pessoas e ao meio ambiente permeiam o dia a dia das propriedades. Lembrando que o Desenvolvimento dos Territórios passa pela integração campo-cidade e que a liderança feminina tem feito a diferença na condução dos negócios rurais.

Painelistas:

  • Alaide Carine Ayres
  • Erika Maria
  • Bannwart
  • Helen Jacintho

25/05, PAINEL 3: GOVERNANÇA E PESSOAS

#GestãoDePessoas #LívioGiosa #OSdoBrasil

Como novos modelos de gestão podem contribuir com o crescimento das empresas brasileiras e a importância da valorização das pessoas como elos de desenvolvimento e fomento entre clientes, produtos e novas oportunidades nas relações comerciais. “Pessoas mais preparadas geram reflexos positivos nos negócios” e criam impacto positivo na sustentabilidade do Planeta.

 

Palestrante:

  • Lívio Giosa

26/06, PAINEL 01: ODS, IMPACTO E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

#PactoGlobalONUBrasil #ODSs #OSdoBrasil

Como os princípios e diretrizes da Agenda 2030, traduzidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas, impactam as relações de negócios e a boa comunhão entre sociedade, empresas e poder público na busca por ambientes sustentáveis, íntegros, éticos e de valorização das pessoas. Conhecemos experiências empresariais que tiveram sucesso justamente por incorporar e comunicar uma nova postura de governança focada na sustentabilidade.

 

Painelistas:

  • Cláudia Rodrigues
  • Daniel Santos
  • Tom Prates
  • Reynaldo Goto

26/06, PAINEL 02: LIDERANÇA JOVEM NOS NEGÓCIOS

#JCIBrasil #JovensLíderes # #OSdoBrasil

 

A importante participação dos jovens brasileiros ao assumirem papel de protagonistas em iniciativas empresariais e institucionais. Jovens da cidade e do campo mostram como a tecnologia, o ambiente digital e a vontade de transformação podem conectar o futuro com o presente buscando ambientes de negócios inovadores e sustentáveis. E como o conhecimento, a qualificação e a rede de relacionamentos têm papel preponderante nessa caminhada.

 

Painelistas:

  • Cristina Marcondes
  • Fabio Mello
  • Lucas Dierings

PRÓXIMO EIXO #3 DIGITAL – PACTO PELO BRASIL

De 28 a 30 de Junho 2022 – Inovação e Transformação Digital

Inscreva-se aqui.

 
  • Inovação e Transformação Digital nas Cidades
  • Sistema Nacional dos Ecossistemas Brasil 6.0
  • TrenDs News – Inteligência Artificial na Prática
  • Educação 6.0 – Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital 
  • Governo 6.0 – Cidades Inteligentes e Cidadania Consciente
  • Economia 6.0 – Empreendedorismo Inovador e Redução do Custo Brasil nos Territórios

 

Você está pode dentro de assuntos como: Inteligência Artificial, 5G, Metaverso, Governos Digitais e Desburocratizados, Integração Virtual e tudo mais que pode tornar nossas cidades e a vida dos cidadãos cada vez mais DIGITAL? É sobre esses ecossistemas cada vez mais virtuais, do transporte à acessibilidade de serviços públicos, do trabalho ao entretenimento que queremos convidar você a estar conosco na construção desta reflexão e discutirmos como estar aptos a acessar a transformação digital que vem por aí e sem retorno.

CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

 

 Evento único no país, que se propõe a unir demandas de nossas cidades e territórios com quem tem solução para elas, sempre em favor da excelência na gestão pública e privada, de políticas sustentáveis para os municípios, ferramentas de governança e de desenvolvimento de territórios: em favor da sociedade local, fomento ao empreendedorismo e geração de oportunidades, inovação e práticas ESG!

GARANTA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA AQUI

https://pactopelobrasil.org.br/

 

O Observatório Social do Brasil: o Sistema que faz o Brasil poupar bilhões

 

Entre 2013 e 2020, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de R$ 5 Bilhões aos cofres municipais. A organização atua em rede e está presente em 150 cidades brasileiras. A previsão até 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB que conta com apoio de organizações parceiras para ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira. 

O Observatório Social do Brasil é hoje a maior rede em articulação da sociedade civil para o controle social. Em todo o território nacional, já são 150 Observatórios em atividade, em 17 estados, o que representa o alcance de 15% de toda a população do país, com o envolvimento de mais de 3,5 mil voluntários. A cada ano milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à Participação e ao Controle Social. O trabalho feito pelo OSB possibilita também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes. 

Cada unidade do Sistema OSB monitora as compras da prefeitura da cidade, antes mesmo que o recurso seja gasto, desde a publicação dos editais. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanham os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para monitorar a entrega de produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.

Exemplos de contribuição para a economia

Em 2015, o OSB em Ponta Grossa, no Paraná, observou que a prefeitura iria pagar por carrinhos de limpeza, um preço 48 vezes maior que o praticado pelo mercado. O Observatório fez uma ostensiva divulgação daquele pregão e conseguiu levar mais de 30 fornecedores. Com isso, a prefeitura economizou mais de R$ 2 milhões com os carrinhos. 

Outros exemplos se espalham pelo país. Em 2016 a cidade de Tubarão, em Santa Catarina, tinha o quarto legislativo mais caro entre as 25 cidades mais populosas daquele estado. Após pressão popular, cinco meses depois de estudo feito pelo OSB da cidade, os parlamentares apresentaram uma emenda de redução do duodécimo, que é o repasse de verba feito à Câmara. Na votação da emenda, a população lotou o plenário da câmara e a previsão de economia para a legislatura seguinte foi superior a R$ 4,5 milhões.

Oportunidades para empresas

O trabalho feito pelo Observatório Social do Brasil, em cada cidade, aumentou a concorrência nas compras públicas, o que representa uma grande vantagem para as empresas e para a própria prefeitura. Antes eram apenas três e hoje, em muitas cidades, já são mais de nove empresas por licitação. Isso reduz preço, melhora a qualidade nas negociações e inibe a formação de conluios ou o pagamento de propinas. Por meio de uma metodologia revolucionária e o espaço de troca de experiências e capacitações que os Observatórios oferecem, as empresas têm a oportunidade de saber, em cada localidade, o que e quanto o poder público quer comprar.

Qual a sua contribuição para o Brasil? Seja um voluntário 

A prevenção à corrupção, a eficiência da gestão pública e a justiça social dependem de todos os cidadãos. Por isso, o Observatório Social do Brasil propõe um pacto pelo país. Empresários, estudantes, professores, aposentados, donas de casa, profissionais de diversos setores e quem mais tiver interesse em participar, podem atuar em diversas ações e projetos. Para saber mais sobre o trabalho do Observatório Social do Brasil, acesse o site: osbrasil.org.br.  

Da Assessoria OSB

Expediente Pacto 2022:

Coordenação Geral Pacto Pelo Brasil 2022: Roni Enara e Deborah Arôxa

Gestão de Programação: Kenia Dorl

Produção, Texto, Roteiro e Comunicação: Felipe Alves

Artes, Programador e Conteúdos Digitais: Mateus Porfírio

Vídeos, Estúdio, Produção Executiva: Iuri Fonseca

Apoio de Transmissão: Eduardo Archer

Apoio Executivo: Leticia Cardoso

Apoio Gestão Administrativa: Leonardo Ferreira e Cristina Gomes.

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: [email protected]