5º Congresso Pacto pelo Brasil promete discussões valiosas nas próximas semanas sobre Gestão Inteligente de Cidades

Acontece de 24 de agosto a 23 de setembro de 2021 o 5º Congresso Pacto pelo Brasil, promovido pelo Observatório Social do Brasil. O evento tem transmissão virtual, sempre disponível no YouTube: canal @OSDOBRASIL.

Na noite desta terça-feira, 24 de agosto, o 5º Congresso Pacto pelo Brasil foi oficialmente aberto em uma cerimônia online pelo YouTube. Realizado pelo Observatório Social do Brasil (OSB) e pela Escola da Cidadania, a edição 2021 traz a temática da Gestão Inteligente de Cidades com foco na qualidade de vida do cidadão. Serão cinco semanas de evento com muito conteúdo gratuito e online. As inscrições permanecem abertas aqui.

A abertura foi conduzida pela diretora executiva do OSB, Roni Enara, e pelo mentor do Pacto pelo Brasil e coordenador nacional da Força Tarefa Cidadã, Ney Ribas, contando também com a participação de convidados como o presidente do Conselho Superior do OSB, Raul Groppo; a professora do Centro Universitário Facens e coordenadora do Smart Campus, Regiane Relva Romano; o presidente do Instituto Micropower e curador do Ecossistema Brasil 5.0, Francisco Soeltl; o diretor de redação Gazeta do Povo, Ewandro Schenkel; a gerente Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Ana Luiza Aranha; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda; o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick e o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim.

A cerimônia de abertura do evento passou por momentos emocionantes, com as homenagens a Belonice Sotoriva, presidente do Sistema OSB que faleceu em julho por complicações da Covid-19. Os convidados também introduziram o tema da Transformação Digital e do Brasil 5.0, que perpassam os conteúdos que serão abordados durante todo o congresso.

O presidente do Instituto Micropower, Francisco Soeltl, explicou que o projeto Brasil 5.0 é o Brasil de 2022 a 2025, um ecossistema que foi desenhado por conselheiros em cinco pilares, sendo que as pessoas estão no centro das atenções. O primeiro pilar é a Pessoa 5.0, que deve ser o centro de tudo e o segundo pilar a sociedade, que se divide em Cidades Inteligentes e a Cidadania Inteligente, com a Escola da Cidadania promovendo a participação social na construção de cidades inteligentes. Os outros pilares 5.0 são negócio, economia e governo.

Raul Groppo, presidente do Conselho Superior do Observatório Social do Brasil registrou que “há 5 anos, o Congresso Pacto Pelo Brasil vem construindo pontes entre o nosso país de hoje com o futuro que almejamos. Nesta edição, abraçando o formato 100% digital, temos uma oportunidade ainda maior de impactar positivamente os cidadãos e as cidadãs, levando uma mensagem de Otimismo: que façamos um Pacto pelo nosso Brasil e pelas nossas cidades! Que sejamos os agentes da mudança que queremos e tanto necessitamos!”

O 5º do Pacto Pelo Brasil prevê 5 semanas de programação com rico conteúdo inclusivo, transformador e pautado nos eixos gestão pública, negócios, inovação, educação e integridade, trazendo informações e boas práticas para aplicação da tecnologia em favor da qualidade de vida das pessoas. Tudo transmitido pelo Youtube e pelo Facebook no endereço @OSDOBRASIL.

2º dia – 26 de agosto – O segundo dia contou com dois ricos painéis: Gestão de Cidade Inteligente, com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e Brasil + Digital, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na parte da manhã a ABDI trouxe um panorama da atuação da entidade com cases de cidades inteligentes que já estão em funcionamento e também um passo a passo sobre a implantação da SandBox. Participaram da programação Vandete Cardoso Mendonça, analista de produtividade e inovação da ABDI e responsável por projetos de cidades inteligentes; e Vitor Amauri Antunes, especialista em Smart Cities e um dos sócios da SPIN Soluções Públicas Inteligentes, primeira consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento das cidades inteligentes.

O presidente da ABDI, Igor Calvet, na impossibilidade de estar ao vivo na programação, gravou um vídeo especialmente dirigido ao público do Pacto Pelo Brasil

Já a tarde, o conselheiro do Brasil 5.0 e presidente do Conselho Superior da Coalizão Digital São Paulo/ABC, Ary Bueno, conduziu a discussão sobre como a transformação digital está chegando aos municípios por meio do programa Brasil Mais Digital fomentado pelo BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Participaram do painel, os três líderes do BID no programa Brasil Mais Digital: Vanderleia Radaelli, Especialista Líder em Tecnologia e Inovação, falando sobre Economia Digital; Rafael Cavazzoni Lima, Especialista Líder em Mercados Financeiros e Telecomunicações, focando em Infraestrutura Digital (Conectividade) e Mariano Lafuente, Especialista Líder em Modernização do Estado, que trouxe o assunto Governo Digital.

Congresso – É importante lembrar que todas as palestras ficarão disponíveis no canal do YouTube @osdobrasil. As inscrições vão permanecer abertas até o último dia de evento, pois quem se inscrever receberá certificado, desconto na assinatura do jornal Gazeta do Povo, receberá avisos sobre a programação e ainda participará do sorteio de uma vaga para o curso de Especialista em Compliance, da Escola Superior de Ética Corporativa (ESENI).

Pacto pelo Brasil – O Pacto pelo Brasil é um movimento lançado em 2015 durante o 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS). Com ações integradas e coordenadas de todos os segmentos da sociedade, a iniciativa visa a construção de uma agenda positiva nacional que direcione ações em favor da integridade e para erradicação da corrupção no país. A proposta é que cada cidadão e cada organização possa, de alguma forma, registrar qual ação realizará para contribuir para um Brasil melhor, começando pela rua, bairro, cidade onde mora, local em que estuda, empresa onde trabalha.

Assista aqui todos os vídeos sobre o Congresso:

SERVIÇO:    

5º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

Data: 24 de agosto à 23 de setembro de 2021. 

Assista Oficialmente em: YouTube @OSDOBRASIL

Programação, Inscrições e mais informações:  pactopelobrasil.org.br

Patrocínio / Apoio institucional: pactopelobrasil@osdobrasil.org.br  / desenvolvimento@osdobrasil.org.br

Imprensa: imprensa@osdobrasil.org.br / imprensa.assessoria@osbrasil.org.br

Programa: assessoria@osdobrasil.org.br

Patrocínio do 5º Congresso Pacto pelo Brasil

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br