5º Congresso Pacto Pelo Brasil – Gestão Inteligente de Cidades

Abertura Oficial, 24/08 – 19H

Acontece de 24 de agosto a 23 de setembro de 2021 o 5º Congresso Pacto pelo Brasil, promovido pelo Observatório Social do Brasil. O evento terá transmissão virtual, sempre ao vivo, via YouTube no canal @OSDOBRASIL.

O evento – Pautar ações que possam colaborar com a eficiência da Gestão Pública, no uso inteligente de recursos, sejam eles humanos, financeiros ou tecnológicos e que essa evolução esteja sustentada por pilares que fomentem a Inovação, a Transparência, a Ética, a Integridade e a Participação Social, é o que propõe o CONGRESSO PACTO PELO BRASIL, na construção de sua agenda na edição 2021. Para cumprir esse propósito, o Sistema OSB, seus parceiros, voluntários e apoiadores realizam um evento que promete deixar um legado histórico em busca da Gestão Inteligente de Cidades, onde poder público, iniciativa privada, academia e sociedade civil participem e construam uma agenda de Compromisso com o Cidadão.

Com a temática “GESTÃO INTELIGENTE DE CIDADES”, o evento será 100% online e terá inscrições GRATUITAS, disponíveis aqui.

Serão 5 semanas de programação e, em razão de ser uma proposta de alta relevância em soluções inteligentes para cidades, o Sistema OSB, atento ao momento social e frente ao combate à pandemia em todo o mundo, manterá a edição 2021 em ambiente virtual para que o debate de temas tão prementes para o Brasil e a colaboração desta agenda possam ser mantidos em prol da eficiência, da inovação e da integridade em nossas cidades, tudo sempre ao vivo no Youtube @OSdoBrasil.

Detalhes sobre a programação, inscrições, palestrantes, serviços, parcerias, investimentos e outras informações estão disponíveis aqui.

Gestão Inteligente de Cidades

E se os recursos naturais, humanos, financeiros e outros de minha cidade pudessem ser gerenciados e aplicados de forma inteligente? Se ferramentas de gestão pudessem ser aplicadas para melhorar a eficiência? Se ferramentas virtuais como softwares e aplicativos pudessem colaborar com a busca pela excelência de resultados? Seria bom?! E se ao invés de “acharmos” tivéssemos a certeza? Temos então a certeza disso, e o Sistema OSB quer propor essa discussão e a construção de uma pauta que nos leve a uma agenda positiva em prol da qualidade na aplicação dos recursos públicos, por meio de tecnologia e inovação, gestão eficiente, integridade e transparência. E isso, tendo o cidadão como o centro de tudo.

A edição de 2021 do CONGRESSO PACTO PELO BRASIL promete fazer história e você estará conosco na construção desse país inovador e eficiente que queremos, por meio de uma gestão pública mais transparente, voltada ao cidadão e com resultados mais objetivos, num ambiente que facilite o empreendedorismo e o investimento privado.

Em formato virtual, o 5º CPPB trará à pauta a discussão sobre o que esperar do Brasil e de nossas cidades em relação ao uso inteligente de recursos, ferramentas de eficiência nos governos municipais, estaduais e federal e como o compartilhamento dessas ideias e também das boas práticas poderá elevar nossa posição em busca de um futuro melhor. O que empresas, governos, universidades e sociedade precisam saber, debater, conhecer e construir como caminho, dentro de uma agenda positiva para o Brasil.

O Congresso Pacto Pelo Brasil edição 2021 trará, além da reflexão, a oportunidade de especialistas, agentes governamentais, empresários e organizações sociais apresentarem proposições para a transformação do Brasil por meio da Gestão Inteligente de Cidades.

Confirmado para acontecer entre os dias 24 de agosto à 16 de setembro, o evento ocorrerá 100% online e 100% gratuito, oportunizando à toda sociedade a garantia do acesso a um conteúdo único e exclusivo, com os principais nomes dentro da proposta apresentada.

PROGRAMA:

  • 1ª semana – PILAR 1: Gestão Pública.
  • 2ª semana – PILAR 2: Inovação e Negócios.
  • 3ª semana – PILAR 3: Inovação e Educação.
  • 4ª semana – PILAR 4: Inovação e Gestão.
  • 5ª semana – PILAR 5: Integridade e Participação Social

A História do Congresso

O Sistema Observatório Social do Brasil realiza anualmente, desde 2017, o Congresso Pacto Pelo Brasil. Um evento de projeção nacional que reúne integrantes de observatórios sociais do país inteiro, especialistas, agentes governamentais, empresários, academia e organizações sociais em painéis temáticos para abordar assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência, inovação, negócios, participação e controle social. Formulando proposições para a eficiência da gestão pública e para o enfrentamento à corrupção.

Na 4ª edição, o tema proposto foi “TRANSFORMANDO PELA INTEGRIDADE” com realização entre o Observatório Social do Brasil e o Instituto ARC, unindo em um evento histórico o CONGRESSO PACTO PELO BRASIL e o INTEGRA COMPLIANCE ACROSS AMERICAS.

O que é o Pacto pelo Brasil?

Pacto pelo Brasil é uma proposição lançada durante o 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS), realizado em 2015, em Brasília. A iniciativa visa, com ações integradas e coordenadas de todos os segmentos da sociedade, a construção de uma agenda positiva nacional que direcione ações em favor da integridade e para erradicação da corrupção no país.

A proposta é que cada cidadão e cada organização possa, de alguma forma, registrar qual ação realizará para contribuir para um Brasil melhor, começando pela rua, bairro, cidade onde mora, local em que estuda, empresa onde trabalha.

“A ideia, desde então, é que os cidadãos e as organizações públicas ou privadas desenvolvam ações de cidadania com o objetivo de se transformar em um exemplo de área livre de corrupção”, afirma Ney Ribas ex-presidente do Sistema OSB e mentor do Pacto Pelo Brasil.

O OSB deu o primeiro exemplo no Pacto pelo Brasil, mostrando qual a sua contribuição, enquanto organização, para um país melhor: a criação da Escola da Cidadania. A iniciativa criou um canal de capacitação à distância, com educação continuada, para observatórios sociais, órgãos públicos, conselhos e entidades de fiscalização e controle, empresas, potenciais licitantes, professores e acadêmicos. Saiba mais em www.escola.osbrasil.org.br

Em seis anos de Pacto pelo Brasil, grandes ações de cidadania foram realizadas pelo OSB. A principal delas foi a realização do 1º Congresso Pacto pelo Brasil – Calamidades X Eficiência da Gestão Pública, em maio de 2017, em Curitiba.

Outras ações decorrentes do Pacto pelo Brasil também já foram desenvolvidas, como a realização, em agosto de 2017, do I Seminário Digital – Transparência nas Compras Públicas, promovido pela RCC Licitações, parceira do OSB. No encontro virtual, especialistas se reuniram para discutir importantes temas de interesse da sociedade, em especial os pequenos empreendedores, que muitas vezes não sabem que podem vender para o governo e aumentar a transparência das licitações públicas.

Ainda em 2017, o ciclista francês Stéphane Gallet, presidente da Halcyon Tours – empresa internacional de turismo – deu seu exemplo de contribuição para o Pacto Pelo Brasil. Em parceria com o OSB, Gallet realizou uma verdadeira “aventura cívica”: o Pedal Pacto Pelo Brasil. Partiu de Brasília (DF) para percorrer, de bicicleta, em 25 dias, mais de 1.700 km até o Rio de Janeiro (RJ), promovendo a sensibilização de cidadãos de 25 cidades que integraram o roteiro, com uma mensagem de esperança e coragem a todos os brasileiros. O objetivo foi que mais cidadãos se juntem à causa dos Observatórios Sociais e se mobilizem na criação de novas organizações por essas regiões.

“Nunca foi tão óbvio que a causa dos Observatórios é, realmente, um projeto de imensa importância para o futuro do Brasil e o futuro de cada Brasileiro. Eu acredito que apoiando a transparência, lutando contra a má gestão do dinheiro e a corrupção, liberamos quantidades enormes de dinheiro para apoiar outras causas (saúde, segurança, educação…). Primeiro, devemos focar em criar um sistema político-social que funciona, logo depois podemos focar em outras causas”, explicou Gallet.

Roni Enara, diretora-executiva do OSB, ressaltou que “cada brasileiro também pode fazer algo pela sua rua, no seu bairro, no seu trabalho, no Observatório mais próximo ou até mesmo ajudando a criar um novo, desde que seja com o mesmo propósito: tornar o Brasil uma Área Livre de Corrupção!”

O Sistema OSB

Atua em favor da eficiência da gestão pública, por meio da transparência e da correta aplicação de recursos.

Coordena a ação de mais de 3.500 voluntários sem filiação partidária:

  • Com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos
  • Presentes em mais de 150 cidades em 17 estados do Brasil
  • Tendo contribuído para economia superior a R$ 5 bilhões(*) aos cofres municipais nos últimos 7 anos.

Dissemina metodologia para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação, sistemas informatizados e padronização, estabelecendo parcerias para ampliar e potencializar as ações locais.

O que nos alenta é o trabalho voluntário para concretizarmos o sonho de termos o Brasil livre do vírus perverso da corrupção.

O sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a eficiência da gestão pública.

Sistema OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor.

Seja um Apoiador desta Causa

Seja um patrocinador do maior evento de integridade, inovação, participação e controle social da América Latina. Mostre seu compromisso com a ética, a eficiência na gestão pública e a inovação como motor para o futuro do Brasil e se posicione como um agente propositivo na prevenção à corrupção!

Movimento criado pelo OSB:

  • Visando despertar o espírito de patriotismo, justiça social e consciência cidadã
  • Resgatando valores e atitudes do senso coletivo de moralidade, civismo e cidadania

Apoia ações de prevenção à corrupção, como:

  • Plataforma Anticorrupção do Pacto Global da ONU
  • Todos Juntos Contra Corrupção (ENCCLA)
  • Novas Medidas Contra a Corrupção (Transparência Internacional, FGV, Ethos, MCCE e Cidade Democrática)
  • De Olho nas Eleições e Voto Consciente

Assista aqui todos os vídeos sobre o Congresso:

SERVIÇO:    

5º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

Data: 24 de agosto à 23 de setembro de 2021. 

Assista Oficialmente em: YouTube @OSDOBRASIL

Programação, Inscrições e mais informações:  pactopelobrasil.org.br

Patrocínio / Apoio institucional: pactopelobrasil@osdobrasil.org.br  / desenvolvimento@osdobrasil.org.br

Imprensa: imprensa@osdobrasil.org.br / comunicacao@osdobrasil.org.br

Programa: assessoria@osdobrasil.org.br

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br