4º Encontro Nacional será especial para fortalecer os Observatórios

Evento é gratuito, está com inscrições abertas e será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, entrelaçado ao Simpósio de Educação Fiscal e ao Fórum Transparência e Competitividade

24 de outubro de 2013 17:47

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

A quarta edição do Encontro Nacional dos OS, promovida nesta gestão do presidente Ater Cristófoli, entre 4 e 6 de novembro, tem uma missão especial: unir outros atores sociais de grande importância para fortalecer localmente o trabalho e a atuação dos observatórios que integram a Rede Observatório Social do Brasil.

Isto significa um entrelaçamento com o Simpósio de Educação Fiscal e o Fórum Transparência e Competitividade, este organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e pelo Programa Unitar, da ONU. Por este motivo, a programação que contempla o encontro reúne temas imperdíveis para os observadores ampliarem seus conhecimentos e poderem retornar às suas localidades com uma bagagem capaz de aprimorar ainda mais suas atividades.

Por isso, o presidente do OSB faz um apelo para que todos os OS instalados, ou em fase de instalação, nos 14 estados brasileiros, até o momento, tenham pelo menos um representante. “É a hora de mostrarmos que estamos desenvolvendo trabalhos sérios, sólidos, respeitados, reconhecidos e que precisamos de parcerias para manter e fortalecer a nossa rede”, ressalta Cristófoli.

Ao unir-se ao Fórum Transparência e Competitividade, o OSB, de acordo com a Diretora Executiva da entidade, Roni Enara, está encampando, como sempre o faz, o 10º Princípio do Pacto Global da ONU, que é o “Combate à Corrupção”. Este princípio, aliás, é o que junta pessoas, empresas, entidades e instituições, em todo o mundo, para definirem práticas em comum e seguirem no combate ao mau uso do dinheiro público. “Os OS, a partir deste encontro, podem estabelecer importantes parcerias com o setor empresarial, obtendo, com isso, condições de ampliar os trabalhos nas cidades onde atuam”, pondera Roni.

A Diretora Executiva e o Vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social, Ney Ribas, do OSB, vão participar do primeiro diálogo dentro do Fórum, que acontece no dia 5 das 14 às 16 horas, sobre Observatórios Sociais. O painel dará condições de disseminar o trabalho entre outros segmentos, principalmente envolvendo o setor empresarial, apresentando o funcionamento e constituição de um OS, com demonstração dos resultados já alcançados na Rede OSB e exemplos de boas práticas dos observatórios em todo o Brasil. O presidente do OSB, Ater Cristofoli, participará, no dia 6 das 15h30 às 17h30, do quarto painel no Fórum, com o tema “O que fazer para melhorar? – Preparando um futuro com transparência” que abordará os passos para reforçar a liderança do setor privado em questões anticorrupção.

Os assuntos enfocados no 4º Encontro Nacional dos Observatórios foram selecionados a partir de demandas surgidas dentro dos próprios observatórios. Haverá, por exemplo, no primeiro dia do evento (dia 4), as presenças dos seguintes palestrantes:

Eugênio Celso Gonçalves – da ESAF de Minas Gerais
A Educação Fiscal no contexto social

Adriano Strassburguer – do OS de Lajeado – RS
Importância e evolução dos Indicadores da Gestão Pública

Pedro Gabril, especialista em contadoria pública – de Porto Alegre – RS
Monitoramento da execução orçamentária municipal

Iara Dórea – CRC da Bahia e Prog. Voluntariado da Classe Contábil
Contabilidade específica para organizações do Terceiro Setor

E no segundo dia (dia 5):

Dr. Jair Santana, advogado, professor, escritor – de Belo Horizonte – MG
Governança pública, gestão de compras e termo de referência

“Por tudo isso, esperamos que o maior número possível de OS esteja presente neste encontro, pois, ao demonstrarmos nossa união, certamente teremos condições de ampliar a rede, fortalecer nossas atuações e quem ganhará com isso será toda a sociedade”, reitera Cristófoli.

As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do OSB www.osbrasil.org.br

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br