2020: Um tempo de reflexão. 2021: Um novo tempo de esperança

®Quando olhamos para trás e refletimos exatamente sobre o momento em que recebemos a notícia de que uma pandemia estava por vir, de fato, naquele instante o pensamento assustador e de pânico nos tomava por completo.

Medo, dúvidas e a incerteza de “o que será que vem por aí?”

O Sistema OSB pode olhar para o seu 2020 como um ano de muitos desafios, adaptações e de colheitas, muito positivas por sinal.

Quando ainda em março de 2020 se decretou “é pandemia e é home office”, uma incerteza nos envolveu: “o que fazer, como nos adaptaremos a esse novo desafio?”. E hoje olhamos daqui, do apagar das luzes deste ano, e podemos cravar: VENCEMOS.

Um ano atípico para todos, todos mesmo, mundo afora… precisamos refazer protocolos, mudar comportamentos, formas de agir, produzir, criar, se reinventar e fazer tudo novo, e de novo fazer acontecer.

Nossa bandeira que dizia O CONTROLE SOCIAL NÃO PODE PARAR, tremulava em nossas janelas imaginárias com a mensagem “É PRECISO ANALISAR AS COMPRAS EMERGENCIAIS”, e lá fomos nós os 150 Observatórios espalhados pelo país, um exército, assustado com a Covid eu diria, mas com coragem para o enfrentamento. Quando, diante daquele momento o OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL, buscando encorajar, fortalecer as unidades do Sistema OSB, cria a campanha CORONA E CORRUPÇÃO, NÃO!!!, disse nas entrelinhas que “se render diante da dificuldade não seria a opção por parte de nossa instituição”. A campanha por meio das redes sociais se multiplicou e logo, além dos nossos voluntários, conseguiu apoio da sociedade brasileira para que pudesse iniciar o acompanhamento dos gastos emergenciais com o combate ao coronavírus.

VEJA AQUI MATÉRIA NO GLOBOPLAY SOBRE AÇÃO DO SISTEMA OSB NO COMBATE À CORRUPÇÃO NAS COMPRAS EMERGENCIAIS

Vitória de cidades em nosso país se engajando no fortalecimento da busca pela Transparência dos gastos públicos no regime emergencial. A sociedade organizada em cidades como Assis Chateaubriand e Medianeira no Paraná, apontam irregularidades e conseguem a revisão em processos de compras, diminuindo valores que seriam possivelmente pagos indevidamente. Leia a matéria aqui.

Em Araçatuba/SP voluntários acompanharam entrega de medicamentos e insumos buscando garantir qualidade. Questionamento da falta de Transparência em Franca/SP e nas cidades de Gravataí e Glorinha/RS.

Outro importante passo foi a parceria com a Transparência Internacional por meio do RANKING DA TRANSPARÊNCIA – COVID 19, onde cidades que compõem o Sistema OSB puderam, por meio da metodologia apresentada, classificar o nível de Transparência para as compras emergenciais em cidades como Jacareí, Pindamonhangaba e São José dos Campos/SP

Somo capazes, viramos a chave. Vem aí, Força Tarefa Cidadã

Ao mesmo tempo, por integrar as Redes de Controle da Gestão Pública dos 3 estados do sul, Ney Ribas, ex-presidente nacional e palestrante do Observatório Social do Brasil, participa da criação da FORÇA TAREFA CIDADÃ no enfrentamento à ausência de transparência no acesso a dados das compras emergenciais junto a prefeituras e, com o apoio dos Órgãos Oficiais de Controle, assume a coordenação nacional da Força Tarefa.

Com a mobilização dos OSBs locais no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e apoio de algumas universidades, começa o duro e necessário trabalho de coleta e busca por dados afim de trazer luz, dar transparência aos processos de compras e contratos no regime emergencial. E rapidamente o diagnóstico foi apresentado: há claramente AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES, DADOS e DOCUMENTOS nos Portais de Transparência nas Prefeituras das cidades brasileiras!

Foi preciso agir rápido para evitar o desvio ou desperdício do caro recurso para garantir a saúde da população no enfrentamento a covid-19. Sistema OSB sempre na luta em prol da transparência e a melhor aplicação dos recursos públicos.

CONHEÇA MAIS SOBRE A FORÇA TAREFA CIDADÃ AQUI E AJUDE ESSA INICIATIVA

Não podemos parar!
4º Congresso Pacto pelo Brasil e 11º ENOS

Grandes eventos com dezenas de horas de conteúdo online gratuito disponível para o público.

Somos um Sistema, nossa bandeira é a Eficiência da Gestão Pública, e certos de estarmos alinhados a um valoroso grupo com mais de 3500 voluntários dedicados ao controle social, tínhamos uma agenda a cumprir: realizar o CONGRESSO PACTO PELO BRASIL e o E.N.O.S. e agora?… Eventos históricos, sempre presenciais, que buscam unir pessoas, encorajar, acender a chama que impulsione o cidadão a participar dos destinos da sua cidade, não poderiam ser simplesmente cancelados.

 

4º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

Frente aos obstáculos colocados com o distanciamento social, teríamos naquele momento que inovar e o ambiente virtual se mostrou uma porta positiva e aberta para que o sucesso de sempre pudesse ser transferido para além das fronteiras eletrônicas e alcançarmos público de diversas partes do mundo.

O Congresso PACTO PELO BRASIL se associa ao INTEGRA COMPLIANCE ACROSS AMÉRICAS e juntos realizam o maior evento digital sobre Integridade, Gestão Pública, Controle Social e Inovação, com renomados painelistas brasileiros e de outras nacionalidades, discutindo e refletindo sobre uma agenda positiva para o Brasil e a América Latina: TRANSFORMADO PELA INTEGRIDADE.

Foram 28 dias de programação, 100 palestrantes, 40 painéis e uma agenda positiva que levou, por esse período, o tema TRANSFORMANDO PELA INTEGRIDADE a públicos de todos os estados brasileiros bem como de países da América Latina.

Toda a programação e conteúdo você pode assistir no YouTube @CanalCompliance (https://bit.ly/3ljMshD).

CONHEÇA O PACTO PELO BRASIL AQUI – EDIÇÃO 2020 VIRTUAL

11º ENCONTRO NACIONAL DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS

O 11º Encontro Nacional de Observatórios Sociais do Brasil, aconteceu de 02 a 04 de dezembro (2020), edição essa em novo formato, totalmente digital.  Com foco na prevenção à corrupção, evento uniu dirigentes, técnicos e voluntários dos OSBs locais para disseminar as boas práticas e aperfeiçoar metodologia. O meio digital facilita o acesso e oportuniza também a participação de investidores, parceiros e sociedade neste que é o maior encontro de entidades de controle social do país, reunindo mais de 150 cidades de 17 estados.

O Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS) ocorre desde 2012 com o objetivo de reunir, integrar e trazer a oportunidade de qualificar, trocar experiências e melhorar a gestão das unidades, bem como oportunizar que os Observatórios filiados ao Sistema OSB se conectem numa colaboração coletiva em favor do controle social dos gastos públicos e da participação do cidadão nos destinos da sua cidade.

 

LEIA MAIS SOBRE O ENOS AQUI E VEJA TODO O CONTEÚDO:

Gratidão não tem hora nem lugar, mas agora é imprescindível! Agradecemos a todos que compõem o Sistema OSB, do voluntário e do diretor à equipe técnica, do parceiro e apoiador ao mantenedor… dos que nos criticam e nos ajudam a fazer melhor aos que nos dão as mãos e nos ajudam a avançar.

Mesmo sendo um ano que se mostrou difícil, vencemos. E não o fizemos sozinhos… Você que contribuiu visitando nosso site e faz parte dos mais de 180 MIL cliques em 2020, você que chegou e se juntou aos nossos mais de 25 mil seguidores nas redes sociais, você que esteve conosco nos conteúdos que produzimos em vídeo e fortaleceu um grupo de mais de 6,14 mil pessoas… Você que comentou, curtiu, compartilhou; você que pôs um fone de ouvido e no caminho nos ouviu… Você que apoiou, que palestrou, que patrocinou e nos ajudou a mostrar para o Brasil o país Área Livre de Corrupção que QUEREMOS, avisamos, está em Construção!!!

Vamos ainda mais longe!!! É por nossos filhos e netos, é por nossos bairros e cidades, é por nossa dignidade, é pelo País que amamos que não desistimos e vamos em frente! Porque acreditamos que o Brasil tem jeito e por isso agimos!

INDIGNAR-SE É IMPORTANTE, ATITUDE É FUNDAMENTAL!!!

 

COM GARRA E FÉ, FELIZ 2021!

DA REDAÇÃO OSB

Presidente: Belonice Sotoriva

Diretor de Comunicação: Jean Pedroso

Revisão/Direção Executiva: Roni Enara

Texto/Reportagem: Felipe Alves

Texto/ENOS – RESUMO DIA: Luísa Secco

Publicação, Arte Design e Diagramação Final: Mateus Andrade

EQUIPE OSB NACIONAL:

Desenvolvimento/Negócios: Kenia Abreu

Assessoria Executiva: Leticia Cardoso

Coord ENOS/Apoio os Observatórios: Cristina Marcondes

Coord FORÇA TAREFA CIDADÃ: Ney Ribas

Coord PACTO PELO BRASIL: Roni Enara

Arte Design: Eliz Helena

Tecnologia da Informação: Eduardo Ascher

Apoio Adm e Financeiro: Franciely Telles

*A Escola da Cidadania, Pacto Pelo Brasil, Força Tarefa Cidadã, ENOS e a campanha Corona e Corrupção Não! são produtos do Sistema OSB e de uso por direito exclusivo e ou de seus parceiros oficiais.

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br