O Sistema OSB pode olhar para o seu 2020 como um ano de muitos desafios, adaptações e de colheitas, muito positivas por sinal.
Quando ainda em março de 2020 se decretou “é pandemia e é home office”, uma incerteza nos envolveu: “o que fazer, como nos adaptaremos a esse novo desafio?”. E hoje olhamos daqui, do apagar das luzes deste ano, e podemos cravar: VENCEMOS.
Um ano atípico para todos, todos mesmo, mundo afora… precisamos refazer protocolos, mudar comportamentos, formas de agir, produzir, criar, se reinventar e fazer tudo novo, e de novo fazer acontecer.
Nossa bandeira que dizia O CONTROLE SOCIAL NÃO PODE PARAR, tremulava em nossas janelas imaginárias com a mensagem “É PRECISO ANALISAR AS COMPRAS EMERGENCIAIS”, e lá fomos nós os 150 Observatórios espalhados pelo país, um exército, assustado com a Covid eu diria, mas com coragem para o enfrentamento. Quando, diante daquele momento o OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL, buscando encorajar, fortalecer as unidades do Sistema OSB, cria a campanha CORONA E CORRUPÇÃO, NÃO!!!, disse nas entrelinhas que “se render diante da dificuldade não seria a opção por parte de nossa instituição”. A campanha por meio das redes sociais se multiplicou e logo, além dos nossos voluntários, conseguiu apoio da sociedade brasileira para que pudesse iniciar o acompanhamento dos gastos emergenciais com o combate ao coronavírus.
VEJA AQUI MATÉRIA NO GLOBOPLAY SOBRE AÇÃO DO SISTEMA OSB NO COMBATE À CORRUPÇÃO NAS COMPRAS EMERGENCIAIS
Vitória de cidades em nosso país se engajando no fortalecimento da busca pela Transparência dos gastos públicos no regime emergencial. A sociedade organizada em cidades como Assis Chateaubriand e Medianeira no Paraná, apontam irregularidades e conseguem a revisão em processos de compras, diminuindo valores que seriam possivelmente pagos indevidamente. Leia a matéria aqui.
Em Araçatuba/SP voluntários acompanharam entrega de medicamentos e insumos buscando garantir qualidade. Questionamento da falta de Transparência em Franca/SP e nas cidades de Gravataí e Glorinha/RS.