SISTEMA OSB

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL COMPLETA 16 ANOS E IMPACTO DE AÇÕES JÁ ALCANÇAM MAIS DE 30 MILHÕES DE BRASILEIROS

Com 100 Observatórios coordenados pelo Sistema OSB (Observatório Social do Brasil) os números de economia gerada para os cofres públicos municipais ultrapassam R$ 5,5 Bilhões, apenas com monitoramento de processos de licitação e esses recursos retornam para as prefeituras aplicarem em novas demandas sociais para população superior a 30 Milhões de cidadãos

Da Assessoria OSB

Atualização: 28/08/2024, 16H

28 DE AGOSTO DE 2008, NASCIA ALI UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL PARA MUDAR O BRASIL… Completando 16 anos o Observatório Social do Brasil, por meio das ações de seus diretores, coordenadores executivos, voluntários e parceiros, tem muito do que se orgulhar do impacto gerado a partir de um propósito: contribuir com a eficiência da gestão pública para promoção da justiça social!

Com proposta e metodologia própria, a fim de fomentar cidadania, controle social, transparência pública e prevenção à corrupção, o Sistema OSB evoluiu ao longo desses 16 anos, adicionando à sua pauta de ações, projetos e iniciativas propositivas como o Congresso Pacto Pelo Brasil  e o Projeto Observador Mirim. Seus eixos iniciais de ação baseados em: GESTÃO PÚBLICA, EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA, TRANSPARÊNCIA e AMBEINTE DE NEGÓCIOS, sustentam todo o trabalho do Sistema OSB,  e dos Observatórios Sociais filiados, até hoje e continuam multiplicando resultados nos municípios brasileiros.

Com a união dos Observatórios das cidades paranaenses de Campo Mourão, Goioerê, Cascavel, Francisco Beltrão e Toledo, dada a necessidade de organização, planejamento, ações em conjunto e coordenadas, surge em 2008 o maior Sistema no Brasil de fomento ao exercício da cidadania e à participação social: OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL.

O Observatório Social do Brasil coordena, capacita e orienta mais de 100 Observatórios Sociais locais, uma unidade estadual em Santa Catarina e mais de 3000 voluntários. Os seus eixos de atuação colaboram para:

  • EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA

  • TRANSPARÊNCIA DE DADOS E RECURSOS PÚBLICOS

  • EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

  • AMBIENTE DE NEGÓCIOS ÍNTEGROS E MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS LOCAIS NOS PROCESSOS LICITATÓRIOS

Jean Pedroso

(Presidente do Sistema OSB)

“16 anos… aqui estou… muito feliz por estar registrado na história do OSB como presidente no seu décimo sexto aniversário. Passa um filme na memória pois, olho para trás, especificamente a minha caminhada como voluntário da unidade de Rio do Sul em Santa Catarina, passando também pelo Observatório Estadual de Santa Catarina e hoje podendo liderar o Sistema OSB em meu segundo mandato como presidente.

 Como presidente tive a oportunidade de conhecer as pessoas que fazem desse projeto parte de suas vidas… de parceiros, diretores, coordenadores a estagiários e voluntários, a partir da presidência nacional da instituição, é que pude realmente ver de perto como o cidadão, uma vez engajado e convencido do seu papel para cidadania, pode transformar comunidades, cidades, regiões, estados e o nosso Brasil.

Muito me orgulha liderar o OSB em seu aniversário de 16 anos e estar contribuindo com o Brasil. Durante toda essa trajetória, com voluntários e parceiros que passaram e estão por aqui, pudemos fazer muito em favor da Cidadania, do Controle Social, da Transparência Pública e da Prevenção à Corrupção. Somente com a participação do cidadão, exercendo o seu direito de acessar dados públicos, acompanhando licitações e promovendo a participação de mais empresas nos processos de compras públicas, já ajudamos na economia de 5,5 BILHÕES de REAIS e tenho certeza de que cada vez mais engajados poderemos fazer mais por nossas cidades. O Brasil precisa de nós e podemos começar por nossas cidades. Fizemos muito com 100 unidades, mas o Brasil tem 5570 cidades, o resultado em prol do cidadão pode ser ainda maior… PARABÉNS OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL.”

UM DOS PRIMEIROS OBSERVATÓRIOS… OSB-Campo Mourão/PR foi uma das primeiras unidades a comporem o Sistema Observatório Social do Brasil (Sistema OSB), alinhado a outros Observatórios do Paraná, viram a necessidade da criação e fundação de uma organização que pudesse coordenar, congregar e colaborar na gestão de projetos e ações conjuntas. Gregório Kravchynchy Nunes, presidente da unidade mourãoense destaca que:

Foto: Abudi Advocacia

Gregório Kravchynchy Nunes – Presidente OSB Campo Mourão/PR

No início, várias constatações de irregularidades foram levantadas, questionadas aos órgãos públicos e divulgadas para a população. Foi uma revolução. Mas tinha-se (e se mantém) uma visão clara de futuro: construir um Brasil livre de corrupção e termos um serviço público de qualidade.

Com a constituição do sistema em 2008, foram realizadas inúmeras ações estruturadas, todas voltadas à promoção do controle social e implementação de políticas públicas mais justas e eficazes. Graças a essas ações dos cidadãos, testemunhamos várias conquistas significativas, entre elas o surgimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 2012. Essa Lei, juntamente com a organização do OSB, parcerias importantes com outros órgãos (Transparência Brasil, Transparência Internacional) e o aparecimento de outros dispositivos jurídicos (LOA) permitiu aprimorar substancialmente nossos trabalhos.

Ao longo dos anos, percebemos que um sistema bem estruturado foi o segredo do sucesso dos Observatórios, por isso, atualmente temos um Sistema OSB sólido que possui coordenação eficiente frente as decisões estratégicas e operacionais, com suporte contínuo, treinamentos e garantindo que todas as unidades sigam os mesmos padrões e procedimentos, reforçando a cultura organizacional e disseminando nossos valores e missão. Esses fatores combinados impulsionam o desempenho e o crescimento do Observatório como um todo, para que todas as unidades operem de maneira harmoniosa e eficiente.”

O MAIS NOVO OBSERVATÓRIO CRIADO… Em Carazinho/RS, cidadãos inspirados pelo trabalho de outros Observatórios, também buscaram se organizar para a criação do Observatório local. Em 2024, precisamente fevereiro, nasce então o OSB-Carazinho/RS, com objetivo de fomentar cidadania na cidade, impulsionar e emponderar ainda mais o cidadão. Lá, o presidente Douglas Muller, mostra muita vontade em trabalhar e reforça como o Sistema OSB ajudou durante todo o processo de fundação da unidade gaúcha.

Foto: Arquivo Pessoal

Douglas Muller  – Presidente OSB Carazinho/RS

“O OSB Carazinho, criado em 29 de fevereiro de 2024, tem poucos meses de existência, mas já carrega uma enorme responsabilidade e grandes expectativas para o futuro. Mesmo sendo a unidade mais jovem do sistema OS do Brasil, estamos determinados a fazer a diferença em nossa comunidade, promovendo a educação fiscal, transparência, ética e eficiência na gestão pública.

 Podemos afirmar que sem o apoio do SISTEMA OSB nas orientações, na coordenação estratégica e principalmente no repasse da metodologia, seria uma missão muito difícil. Agora, apoiados e unidos por outros Observatórios filiados ao Sistema OSB, poderemos fazer muito por nossa cidade.

Desde o início, temos contado com o apoio inestimável de parceiros e apoiadores que acreditam em nossa missão e chancelam o trabalho do OSB Carazinho. Esse apoio tem sido fundamental para nos fortalecer e nos permitir alcançar nossos objetivos, mesmo em tão pouco tempo.

 Nos próximos anos, esperamos que o OSB Carazinho se torne um pilar essencial na construção de uma cidade mais justa e transparente. Nosso objetivo é engajar cada vez mais cidadãos, capacitar os voluntários e fortalecer as parcerias com instituições locais. Com o apoio contínuo de nossos parceiros, estamos confiantes de que poderemos monitorar e melhorar as práticas de governança em Carazinho, criando uma cultura de responsabilidade e participação cidadã que deixará um legado de integridade para as futuras gerações.

 Parabéns, Sistema OSB pelos 16 anos.”

RESULTADOS

Ao longo desses 16 anos, coordenando os mais de 100 Observatórios filiados, o Sistema OSB vislumbra um futuro em que o cidadão possa compreender o seu verdadeiro papel no processo eleitoral nas cidades e na gestão dos municípios brasileiros. O cidadão participativo, que faz uso do seu direito ao Controle Social, além de poder se orgulhar por ajudar sua comunidade, colabora para a permanência e criação de novas ferramentas, leis e ambientes que destaquem a transparência e a efetiva aplicação dos recursos públicos. Organizados, como voluntários dos Observatórios Sociais, cidadãos colhem frutos todos os dias:

+ de R$ 5,5 BI economizados graças ao acompanhamento de licitações

+ Ampliação da média de 3 para 9 empresas nas concorrências públicas

 + de 20 mil crianças alcançadas gratuitamente com o Observador Mirim

+ 1 milhão de visualizações de conteúdo em favor da Cidadania, gratuitos no Youtube

+ de 25 mil participantes nas 8 edições do Congresso Pacto Pelo Brasil, gratuito para todos terem acesso

+ de 30 milhões de pessoas beneficiadas com a economia gerada no monitoramento de licitações – é recurso que volta para a prefeitura para atender as demandas sociais

Muito foi realizado em 16 anos,

muito ainda por fazer nos próximos 16…

PARABÉNS, SISTEMA OSB

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br