Voluntários, diretoria e comissões de Chapecó recebem capacitação do OSB

O Observatório Social de Chapecó foi constituído em Junho de 2015, atua no monitoramento da gestão pública e conta com oito comissões de trabalho

21 de junho de 2016 17:39

No último dia 17 foi realizado em Chapecó – SC o  primeiro  treinamento para voluntários do observatório social (OS) local. Conduzido pela coordenadora do Serviço de Atendimento ao Observador (SAO) do Observatório Social do Brasil (OSB), Cristina Lizzoni, o evento de capacitação reuniu, no auditório do Sidicato do Comercio (Sicom), cerca de 30 pessoas entre diretoria, voluntários do Conselho Administrativo, Conselho Fiscal, e das Comissões de Trabalho que integram a estrutura do OS Chapecó.

A interação foi realizada via videoconferência, já que Cristina também coordena o Observatório Social de Marechal Cândido Rondon – PR,  e envolveu instruções sobre as orientações normativas do OSB, conduta e planos de trabalho.

Chapecó_treinamento sao 06.2016

O presidente do OS Chapecó, Armelindo Carraro, fez um pronunciamento na abertura do treinamento e apresentou um panorama sobre aspectos administrativos e o andamento dos trabalhos na cidade catarinense.

O vice-presidente do OS Chapecó, Luiz Augusto Gemelli, avaliou positivamente a experiência. “Foi um momento muito produtivo, onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o papel e conduta do observador, orientações normativas, planos de trabalho entre outros assuntos”.

Segundo Gemelli os próximos passos envolvem a capacitação com diretoria e as oito comissões temáticas do observatório: de engenharia e construção, de informática, de imprensa, contábil, de finanças, de planejamento, jurídica e de licitações.

Sobre o Observatório Social de Chapecó

A entidade que tem como  mantenedores a ACIC; SICOM; CDL e SOMAR e conta com o apoio e cooperação da  UNOCHAPECÓ; UNOESC; e SAC., integra a Rede de Observatórios Sociais do Brasil (Rede OSB) e corresponde a uma associação que prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, segue as orientações do Observatório Social do Brasil (OSB) para atuar em outras frentes, como a educação fiscal; a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios; e a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte.  É formada por cidadãos voluntários, sem filiação e militância partidária ou subordinação governamental local, que tornaram seu direito de indignar-se em atitude.

Para saber mais sobre o Observatório Social de Chapecó ou participar da iniciativa entre em contato pelo e-mail chapeco@osbrasil.org.br ou telefone 48 3328-8812

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br