TCE-PR promove fórum para estimular controle social do gasto público

Inscrições para a primeira das cinco rodadas, em Londrina no dia 29, estão abertas até 28/08

23 de agosto de 2017 14:06

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | | |

Capacitar a sociedade para fiscalizar melhor a aplicação do dinheiro público. Este é o objetivo do 1º Fórum de Controle Social que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná promoverá, a partir do dia 29, nas cinco cidades mais populosas do Estado. As inscrições para o primeiro desses encontros, em Londrina, estão abertas na aba da Escola de Gestão Pública, no portal do TCE-PR na internet. Todos os eventos de capacitação – presenciais ou on-line – promovidos pelo Tribunal de Contas são gratuitos.

“Na nossa proposta de uma integração cada vez maior com a sociedade, pretendemos atuar como indutor do controle social, para estimular uma cobrança mais eficiente sobre as ações dos gestores públicos”, explica o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral.

O fórum é destinado a observatórios sociais, conselheiros municipais e cidadãos interessados no controle social. Em Londrina, no próximo dia 29, será realizado na universidade Unopar (Avenida Paris, 675, Jardim Piza). Até o final do ano, a EGP promoverá o fórum em Ponta Grossa (19 de setembro), Cascavel (31 de outubro), Maringá (29 de novembro) e Curitiba (8 de dezembro).

Os temas abordados no evento são referentes à fiscalização de contratos, da gestão de pessoas e do orçamento público. Além de apresentar a Ouvidoria do TCE-PR, as palestras abordarão as atividades exercidas pelo controlador social, a análise das despesas dos fundos de educação e saúde e, por fim, a fiscalização e os procedimentos relativos às transferências voluntárias de recursos.

As entidades representativas de controle social reúnem cidadãos da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria e controle da gestão pública, em favor da transparência e da qualidade da aplicação dos recursos públicos. Qualquer cidadão pode integrar os observatórios sociais e os conselhos municipais. Essas entidades auxiliam o monitoramento dos recursos e promovem a interação social nas políticas públicas.

As inscrições para o fórum em Londrina estão abertas até o dia 28 de agosto. O aluno matriculado que não comparecer ou não tiver 80% de presença ficará impedido de participar, durante os próximos seis meses, de futuros eventos promovido pelo TCE-PR.

Serviço

Evento: 1º Fórum de Controle Social do TCE-PR
Data: 29 de agosto
Horários: 8 às 17h30
Local: Universidade Unopar, Campus Jardim Piza
Endereço: Av. Paris, 675 – Londrina – PR
Mais informações: (41) 3350-1744 e 3350-1683
Inscrições: www.tce.pr.gov.br/egp

Via TCE-PR

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br