Taubaté terá encontro para implantação de Observatório Social

Iniciativas espalhadas pelo país contribuem para melhoria da gestão pública e fazem com que milhões sejam economizados nos municípios

18 de novembro de 2014 19:52

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

O Observatório Social do Brasil (OSB) realiza em Taubaté, no dia 24 de novembro, um encontro de sensibilização para criação do Observatório Social na cidade. A iniciativa, formada por cidadãos e entidades, tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão pública por meio do acompanhamento da aplicação dos recursos públicos municipais. O evento acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT), às 19h30.

Os cidadãos de Taubaté viram na criação do Observatório Social uma maneira de evitar a corrupção e contribuir para a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população, seguindo o que é feito em 95 cidades de 17 estados brasileiros. Estima-se que R$300 milhões foram economizados nessas cidades, em dois anos consecutivos, por meio do monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até a entrega do produto ou serviço.

De acordo com a diretora executiva do OSB, Roni Enara, após a palestra de sensibilização o próximo passo é formar comissões organizadoras, das quais terão atividades específicas nos processos de constituição do OS local, conforme padrão de franquia social da Rede Observatório Social do Brasil.

Roni destaca ainda que além do acompanhamento de certames, os Observatórios realizam atividades de educação para a cidadania e buscam estimular o desenvolvimento local, mobilizando e orientando empresas da cidade a serem fornecedoras nas compras públicas. “Isso faz com que boa parte dos recursos municipais circule no comércio local”, analisou ela.

Os integrantes dos Observatórios podem ser empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos, entre outros voluntários e uma das condições para fazer parte desta equipe é não ser filiado a nenhum partido político.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br