Sistema OCB/MT participará do Observatório Social do Brasil

A proposta é acompanhar e melhorar a aplicação do dinheiro público

03 de novembro de 2014 18:28

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O Observatório Social do Brasil é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, que reúne entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. A rede soma mais de 2 mil voluntários trabalhando em 90 cidades, de 17 Estados, e estima-se, que com a sua atuação, promova uma economia de mais de R$ 300 milhões para os cofres municipais a cada ano.

No dia 30 de outubro, o Observatório Social foi criado em Cuiabá, sendo que em Mato Grosso já estão instalados nos municípios de Cáceres, Rondonópolis e Sorriso. O Sistema OCB/MT – Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – é uma das instituições que participa da entidade. A deliberação da participação da OCB/MT no Observatório Social do Brasil, foi feita durante reunião ordinária do Conselho de Administração da OCB/MT, realizada no dia 04 de setembro.

O assunto será apresentado durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas de Mato Grosso, que será realizado no dia 27 de novembro, em Cuiabá, “para que possamos nos mobilizar em torno da causa”, disse o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti. Ele ressalta que “todos têm responsabilidade e devem primar pelas boas práticas. Ficamos muito nos discursos, mas o importante é multiplicarmos a importância do exercício da cidadania, acompanhar e discutir as questões que nos afetam”. Mazzotti ainda pondera que essa parceria vem ao encontro com um dos valores do cooperativismo “que é a transparência, a responsabilidade que cada um tem perante o outro no grupo que se reúne no propósito da cooperativa, é o preocupar com o outro e manter coerência entre a proposta e ação”.

O vice-presidente do Observatório do Brasil, Ney Ribas, que veio a Cuiabá para o lançamento oficial da entidade, disse que a participação da OCB de Mato Grosso é fundamental e estratégico, e que junto com outras entidades que tem capilaridade nos municípios, “pode contribuir para assegurar à sociedade essa implantação nos mais diversos rincões do Estado”.

Ele explica que uma das responsabilidades dessa ferramenta, que ainda esta em constituição, é o de contribuir para melhoria da gestão pública através do olhar atento dos gastos públicos, da correta aplicação dos recursos dos impostos. “A OCB/MT, ao somar-se a esse trabalho, presta um serviço à nação, um serviço ao Estado, porque não basta que apenas os cidadãos tenham vontade, é preciso que as instituições assumam esse papel de apoiar, de serem as guardiãs e orientadoras”, concluiu Ribas. Ney Ribas será um dos palestrantes do Fórum dos Presidentes de Cooperativas do Sistema OCB/MT.

A analista de monitoramento do Sistema OCB/MT, Georgeana Caldas Siles participou do 1º Encontro dos Observatórios Sociais do Norte e Centro Oeste, promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB), nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. A diretora executiva do OSB, Roni Enara, coordenou os trabalhos.

Via  OCB/MT

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br