DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2020
Eleitos, comprometidos com a transparência, o que esperar?

Acompanhe os resultados abaixo.

E entre os muitos candidatos a prefeitos e vereadores nas cidades brasileiras, 1609 postulantes para as vagas eleitorais neste ano de 2020 se comprometeram e assinaram o TERMO DE COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA, oferecido pelo OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL em prol da melhoria da gestão, do controle e do acesso a dados nas prefeituras e câmaras municipais dos municípios brasileiros.

1478 candidatos a vereadores e 131 candidatos às prefeituras, distribuídos em 41 municípios demostraram publicamente à sociedade brasileira que estariam dispostos a levantar a bandeira da TRANSPARÊNCIA e apoiar políticas públicas direcionadas para o fomento ao controle social, ao acesso dos cidadãos aos compromissos municipais com uma gestão eficiente, bem como o cumprimento dos princípios constitucionais em suas legislaturas.

Entre os 41 Observatórios que envolveram seus voluntários no projeto De Olho Nas Eleições 2020, podemos dar destaque ao OSB-Limeira, no estado de São Paulo que, além de realizar uma transmissão ao vivo com todos os candidatos à prefeitura no momento da assinatura do Termo de Compromisso, conseguiu que expressivamente 303 candidatos e candidatas a vereador na cidade assinassem o que eles chamaram em seu projeto local de COMPROMISSO COM LIMEIRA.

TERMOS ASSINADOS, SUPLENTES OU ELEITOS, E AGORA?

Passado o pleito eleitoral, revelam-se os números dos que assinaram e foram eleitos, ou tornaram suplentes.

Na categoria VEREADORES um número interessante, do ponto de vista da análise dos 1478 Termos Assinados: 1017 ou se tornaram suplentes (906) ou de fato foram eleitos (111) e isso dará oportunidade aos munícipes locais de poder cobrar de seus escolhidos o compromisso firmado com a sociedade local por meio do Observatório.

CONHEÇA OS ELEITOS QUE ASSINARAM O TERMO E DE QUAIS CIDADES SÃO CLICANDO AQUI

Os prefeituráveis, em sua totalidade de 131 termos assinados, apresentam 23 nomes, oportunizando às cidades brasileiras a chance de lembrar a esses prefeitos o compromisso assumido na Carta de Proposituras oferecida pelo OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL.

COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA
COMO OS PARTIDOS SE COMPORTAM QUANDO A QUESTÃO É SE COMPROMETER PUBLICAMENTE COM ESTA PAUTA

Para o Observatório Social do Brasilos dados e números revelam uma ótima oportunidade dos cidadãos que estão nas cidades onde esses eleitos serão empossados de poderem cobrar efetivamente a transparência na coisa pública”, frisa Belonice Sotoriva (Presidente Nacional do Observatório Social do Brasil).

 

*OS DADOS AQUI APRESENTADOS SÃO COM BASE NOS TERMOS DE COMPROMISSO ENCAMINHADOS AO OSB POR SUAS UNIDADES ATÉ ÀS 23h59 DO DIA 10/11/2020. PODERÁ HAVER DIFERENÇA NOS NUMEROS E OU CIDADES PARA MAIS,EM EXPOSIÇÃO EM NOSSO SITE, DEVIDO O RECEBIMENTO DOS TERMOS APÓS ESSE PERÍODO;

REVEJA NOSSO CONTEÚDO

Municípios íntegros, transparentes e inovadores, sugere OSB

OBSERVATÓRIOS PELO BRASIL FOMENTAM A TRANSPARÊNCIA E PEDEM COMPROMISSO DE PREFEITOS E VEREADORES

Jandaia do Sul/PR, Erechim/RS, Matão/SP, assim ocorreu nas cidades brasileiras, voluntários dos Observatórios Sociais buscando, por meio do Termo de Compromisso com a Transparência, o comprometimento de candidatos que puderam garantir publicamente sua posição quanto ao apoio à políticas públicas em favor da transparência, da gestão e do controle e da prevenção à corrupção.

O Termo de Compromisso oferecido pelo Sistema Observatório Social do Brasil, tem por objetivo oportunizar a candidatos que demonstrem a seus eleitores seu posicionamento em favor da transparência além de tornar o cidadão apto a cobrar os compromissos assumidos na carta, conectando o cidadão diretamente ao seu eleito.

A adoção do modelo de Termo de Compromisso acontece desde 2008 e você pode ter acesso ao documento CLICANDO AQUI, bem como ver as Cidades que mais assinaram o Termo, Candidatos que assinaram e outras orientações sobre o projeto De Olho nas Eleições 2020.

Instituição que há 12 anos atua em favor da gestão pública municipal eficiente, o Observatório Social do Brasil por meio de seu projeto DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2020, entende que a participação cidadã na gestão pública é imprescindível e começa no voto, no momento em que o cidadão vai escolher os seus representantes e, para Belonice Sotoriva (Presidente do Sistema OSB) esse é o momento de “a sociedade de engajar, se unir e pedir aos seus candidatos escolhidos que se comprometam com a transparência, com a integridade e com o Controle Social, o Termo de Compromisso do OSB é um documento, uma vontade transformada em realidade para que nossos governantes percebam a vontade da sociedade em favor da transparência e do combate à corrupção”

 

DEBATES, NOVAS IDÉIAS E O COMPROMISSO COM A SOCIEDADE

  • Em ASSIS CHATEAUBRIAND/PR

Em Assis Chateaubriand/PR, os voluntários do Observatório local decidiram “vamos mediar um debate” e, envolvidos pela coragem começaram a trabalhar sem medir esforços. Cristina Gomes, Coordenadora do OSB na cidade, destaca “O debate surgiu como uma necessidade de apresentar à população de nossa cidade, as propostas dos candidatos de forma direta e clara”. Tendo a Subseção da OAB como parceira, foi verificado que existia a possibilidade de organizar um debate que atendesse a população do ponto de vista informativo, sem destaque a nenhum candidato, e garantisse a preservação da imagem das entidades envolvidas.

Com formato e regras definidos, a equipe do Observatório local anunciou, “o debate fora transmitido pelo facebook, no dia 05/11”. Buscando e garantindo a imparcialidade, transparência e a integridade do evento, e com apoio de outros veículos de comunicação para a transmissão do evento ao vivo, evitou-se edições e tendo a garantia de que o conteúdo pudesse ser publicado em sua totalidade à sociedade.

  • O DEBATE, SAIBA MAIS

“A ideia de promover um debate em nossa cidade ganhou força após firmarmos parceria com a OAB Subseção de Assis Chateaubriand. Foram vários meses de planejamento e trabalho, para que conseguíssemos organizar as regras para a realização de um debate, de acordo com o que estabelece a legislação, e também de forma a preservar a imagem das duas entidades envolvidas.  Contudo, apesar de todas as dificuldades que encontramos durante esta caminhada, observamos que para que os cidadãos consigam realizar uma boa escolha e de forma consciente, conhecer a proposta de ambos os candidatos, é primordial. Esta é a premissa que nos levou a encarar este grande desafio que, com certeza, ficará para a história de nossa cidade, levar a bandeira do voto consciente adiante!”

Hadan Lucas – Presidente do OSB-Assis Chateaubriand/PR

 O evento foi apresentado por Cristina Gomes, Coordenadora Administrativa local.

  • Em LIMEIRA/SP

Apresentar os Termos, convidar os candidatos para um evento público, ao vivo pela internet, colocar todos os candidatos a prefeito para assinar o Compromisso com a Transparência, foi a ideia e o desafio que os voluntários do OSB Limeira/SP se propuseram a encarar em favor do município.

Ao vivo pelo Youtube e Facebook do OSB-Limeira em parceira com a Associação Comercial, os 11 candidatos a prefeito da cidade se colocaram à disposição do cidadão local ao assinarem esse compromisso público.

Para Raul Groppo, Presidente do OSB-Limeira, é “importante a participação da população de Limeira neste momento histórico para nossa cidade… Convido a todos para assistirem em nosso CANAL DO YOUTUBE além de compartilhar com seus amigos e parentes o conteúdo sobre o Termo de Compromisso com Limeira”.

 O projeto COMPROMISSO COM LIMEIRA além do debate, oferece à população da cidade informações, notícias, dados, estatísticas e muito mais sobre as eleições 2020 em Limeira, além de apresentar de forma atualizada o ranking dos partidos que mais tiveram candidatos que assinaram o Compromisso com a Transparência. As atividades deste e de outros projetos em Limeira você pode conhecer AQUI.

 

CONHEÇA OS OBSERVATÓRIOS PELO BRASIL CLICANDO AQUI

ELEIÇÕES MUNICIPAIS? PRODUÇÃO LEGISLATIVA SIM!

Ano eleitoral, oportunidade de reconhecer uma boa gestão? Sim, mas também a chance de se refletir sobre o seu voto de quatro anos atrás, afinal, você sabe o que o candidato em quem você votou em 2016 fez durante seu mandato em favor de sua cidade???…

Além da apresentação dos TERMOS DE COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA, essa foi a proposta de Jacareí/SP e Goioerê/PR, levar ao conhecimento dos cidadãos o que de fato os legisladores municipais fizeram de produtivo.

O OSB-Jacareí e São José dos Campos/SP, apresentou à população um estudo sobre o desempenho e produtividade dos vereadores com o objetivo de dar subsídios aos cidadãos, principalmente aqueles que não acompanham o trabalho dos seus vereadores, para entenderem como foi a performance na legislatura 2017-2020 nas duas cidades. Com essas informações acredita-se que o Observatório pode ajudar os eleitores a avaliar os vereadores que estiveram tentando a reeleição ou, mesmo, se candidatando a prefeito em suas respectivas cidades no pleito deste ano.

Acesse o relatório na íntegra:

Clique aqui para acessar

 

Um detalhamento da análise do OSB-Jacareí e São José dos Campos pode ser conferido no Facebook:

Clique aqui para acessar

Você sabe quais são os gastos da Câmara Municipal de Goioerê? Com essa pergunta o Observatório Social da cidade abriu seu estudo da Produção Legislativa e apresentou relatório à sociedade. Presença, utilização do orçamento, custo de cada vereador e até detalhamento de despesas operacionais foram apresentados ao cidadão Goioerense para que possa analisar o comportamento de seus eleitos no pleito passado (2016) e avaliar e ou reavaliar sua decisão no pleito 2020.

 Em 2015, o OS de Goioerê, deu início ao programa “PRODUÇÃO LEGISLATIVA” com o objetivo de verificar o desempenho geral da Câmara no que se refere a despesas e gastos individuais dos vereadores em suas funções e atribuições. Além de divulgar estas informações através das redes sociais e meios de comunicação locais, buscou-se facilitar a visualização e compreensão desses dados, sem porém, emitir opinião ou julgamento, deixando isso a critério de cada leitor.

A metodologia de trabalho aplicada tem propósito descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, através da análise de documentos gerados pela Câmara de Vereadores e disponibilizada no Portal da Transparência.

A pesquisa ocorre a cada 4 meses e antes da primeira divulgação o relatório é apresentado aos membros do legislativo municipal.

Também durante o ano de 2016 e 2017, fora realizada várias apresentações deste programa para os clubes de serviço do município, com intuito de estimular a população a buscar informações sobre o desempenho do candidato no qual votou.

Quanto aos resultados, nas eleições de 2016, ocorreu uma renovação de aproximadamente 80% na Câmara e o OSB-Goioerê vê o programa como contribuidor e teve papel decisivo.

A melhoria pode ser notada no desempenho de alguns vereadores quanto a qualidade e quantidade de proposições apresentadas, já que o programa prevê um ranking para as proposições com mais impacto e ganho coletivo, em detrimento de outras que tratam de assuntos de menor relevância para o município.

A partir do ano de 2018, houve significativa redução nos gastos com diárias e passagens, e que vem se mantendo até agora. E neste mesmo exercício houve uma devolução de aproximadamente 20% do valor dos repasses do orçamento anual para os cofres públicos, uma grande vitória!

ELEIÇÕES + CRIMES = CRIMES ELEITORAIS

O processo democrático de eleições tem muito valor e constrói a história de uma cidade, estado ou mesmo país, mas isso não afasta a possibilidade de crimes. É com a intenção de levar ao conhecimento do cidadão a informação, reflexão e questionamento, sobre os crimes eleitorais mais comuns que o OSB-Içara/SC lança a campanha “CRIMES ELEITORAIS”.

A campanha terá divulgação até o próximo dia 12/11/20 e o objetivo é deixar o cidadão mais consciente e bem informado, tornando-o um eleitor mais seguro e que pode influenciar positivamente pessoas à sua volta!

O eleitor que se inscreve em dois municípios ao mesmo tempo ou transfere o título para outra localidade apenas para votar em determinado candidato, injúria, pesquisas fraudulentas, abandonar o serviço eleitoral sem justa causa, compra de votos e outros crimes, que muitas vezes são desconhecidos do cidadão, tem nesse estudo o objetivo de serem esclarecidos e conhecidos pelo cidadão. O OSB-Içara/SC, em seu site, também fomentou o PARDAL, aplicativo desenvolvido pela justiça eleitoral, onde o cidadão poderá fazer denúncias sobre fraudes no processo eleitoral diretamente do seu smartphone, tablete ou computador.

CONHEÇA A CAMPANHA AQUI.

SE CAPACITAR, SER UM BOM GESTOR – CURSO PARA VEREADORES

ESCOLA DA CIDADANIA, plataforma oficial do Observatório Social do Brasil para cursos, editoriais, pautas e exercícios para a cidadania, em parceria com a ARTÉNA SABER ONLINE oferece o curso FORMAÇÃO DE CANDIDATOS A VEREADOR. Com o super cupom de desconto OSB-ELEIÇÕES2020 você garante mais de 50% off na aquisição do curso.

O curso não está vinculado a ideologia de nenhum partido, portanto o convidamos a conhecer nosso conteúdo, onde apresentamos o caminho das pedras da campanha virtual e do exercício do mandato de vereador.

Falaremos sobre: ética; política; estrutura do estado; o que faz o vereador; liderança política; mulher na política; como fazer campanha nas redes sociais; o que pode e o que não pode fazer durante a campanha; financiamento de campanha; como funciona uma câmara; como é a relação da Câmara com a Prefeitura e muito mais…

Expediente:

Diretor de Comunicação: Jean Pedroso

Reportagem: Felipe Alves

Revisão: Roni Enara

Arte Final/Publicação: Mateus Andrade

 

Colaboraram nesse reportagem: OSB-LIMEIRA/SP, OSB-ASSIS CHATEAUBRIAND/PR, OSB-GOIOERÊ/PR, OSB-JACAREÍ e SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP, OSB-IÇARA/SC

DOE PARA O OSB.

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br