Representantes de observatório participam de Curso de Formação promovido pelo TCE

O Curso de Formação para Conselheiros Municipais com Ênfase na Administração Pública contou com conselheiros de 51 municípios paranaenses

29 de junho de 2018 17:40

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

Nos dias 12 e 13 de junho de 2018 as extensionistas que compõem o Projeto Diagnóstico e Monitoramento dos Conselhos Municipais, da parceria entre o Observatório Social do Brasil (OSB) e a Unicesumar, juntamente com a coordenadora do projeto Viviane Silva do OSB – Curitiba, participaram do Curso de Formação para Conselheiros Municipais com Ênfase na Administração Pública.

O curso foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) afim de estimular o Controle Social e foi ministrado pelos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Ana Alaide Pinheiro e Dácio Rijo Rossiter Filho.

Estiveram presentes conselheiros de 51 municípios paranaenses. Os palestrantes foram enfáticos ao demonstrar que o controle deve ser realizado antes, durante e depois dos atos administrativos, acompanhando o planejamento, garantindo a legalidade e verificando as melhores práticas da gestão. Assim possibilitando uma melhor transparência da administração pública.

O Observatório Social deu apoio ao curso tanto na divulgação da capacitação como também repassando ao TCE/PR dados coletados por meio do projeto Diagnóstico e Monitoramento dos Conselhos Municipais, o qual vem acompanhando os conselhos de 10 municípios do Paraná.

As capacitações oferecidas ao Conselhos Municipais pelos órgãos de controle, fazem parte da segunda etapa do projeto que visa apresentar aos gestores municipais as principais fragilidades nos conselhos acompanhados e levar capacitação aos mesmos afim de uma melhoria na qualidade da aplicação dos recursos e conscientização da sociedade civil.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br