Representante da Esaf de Minas Gerais apresenta o primeiro painel

Eugênio Celso Gonçalves, apresenta o primeiro painel do dia: “A Educação Fiscal no contexto social”, onde propõe que a conscientização da população quanto a seus direitos e deveres será capaz de pressionar as autoridades constituídas da República para que o quadro de injustiça fiscal, comum à realidade brasileira, seja revertido.

24 de outubro de 2013 17:44

Após a abertura do 4º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, o Gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal na Escola de Administração Fazendária (Esaf), Eugênio Celso Gonçalves, apresenta o primeiro painel do dia: “A Educação Fiscal no contexto social”, onde propõe que a conscientização da população quanto a seus direitos e deveres será capaz de pressionar as autoridades constituídas da República para que o quadro de injustiça fiscal, comum à realidade brasileira, seja revertido. Gonçalves considera que a Educação Fiscal tem um papel importante na construção da chamada “consciência fiscal”, especialmente junto à parcela menos informada e mais pobre da população.

O auditor ainda falará do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF, seus fundamentos na educação, na cidadania, na ética, entre outras vertentes sociais e o objetivo da iniciativa, de ampliar a percepção do cidadão sobre a importância social dos tributos e dos orçamentos públicos ao, como é frisado na missão do programa, “compartilhar conhecimentos e interagir com a sociedade sobre a origem, aplicação e controle dos recursos públicos, favorecendo a participação social”.

Eugênio é Bacharel em Direito, Mestrando em Administração Pública e Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Foi Diretor Regional da ESAF em Minas Gerais e Superintendente da Receita Federal na 6ª RF; Atualmente é Gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal na ESAF.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br