Presidente da Câmara entrega documentos solicitados pelo OS em Criciúma

O Observatório Social de Criciúma está iniciando um trabalho, que será estendido às demais câmaras da região

03 de junho de 2015 17:25

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | |

O Grupo Gestor do Observatório Social de Criciúma – SC recebeu nesta segunda-feira (1/6) o Presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Fabris. Acompanhado da equipe técnica da Câmara, o vereador fez a entrega de documentos solicitados pelo Observatório sobre os dados de gestão do Legislativo, que foram detalhados no encontro. A reunião também foi momento de apresentação das ações realizadas no Legislativo de Criciúma e dos projetos do atual presidente. Ricardo Fabris destacou a busca pela maior transparência, que terá como instrumento a nova TV Câmara, que será lançada em Criciúma ainda este mês, o projeto Câmara Mirim e as ações de gestão interna da entidade, tendo como base o planejamento estratégico elaborado. A continuidade deste planejamento estratégico foi um compromissos assumido pelo Presidente da Câmara ao final do encontro. “Vamos tentar um novo planejamento como meta para os próximos meses. O trabalho é de formiguinha. Temos tido avanços internos pequenos, mas que serão significativos daqui pra frente”, finalizou.

No dia 12 de maio a equipe do OS fez visita à Câmara de Criciúma. O Grupo Gestor, liderado pelo presidente, Sinésio Volpato, elogiou as iniciativas e salientou a necessidade de manter o foco no planejamento estratégico e transparência das ações. Volpato destacou que o Observatório está iniciando um trabalho, que será estendido às demais câmaras da região. O Observatório também tem acompanhado de perto as licitações realizadas pela Prefeitura de Criciúma. “Na medida que trabalhamos os dados, as demandas vão aparecendo”, observou. O vice-presidente para assuntos de controle social do OS, Valcir Zanette, reforçou a necessidade de envolvimento da comunidade pela mudança de atitudes. “Precisamos mudar a cultura do empresário, do político, da comunidade como um todo. Entendemos que o planejamento estratégico é necessário a qualquer entidade, inclusive nos órgãos públicos”, analisou.

O Observatório Social é formado por voluntários, sem vinculação político partidária, e atua como uma ferramenta de controle sobre os gastos públicos na esfera municipal, seja na Prefeitura, Câmara de Vereadores e outros órgãos ou entidades públicas sujeitos à lei de licitações.

Através da sua ação busca prevenir fraudes e priorizar o gasto eficiente e de qualidade dos recursos originários dos tributos de toda a sociedade, gerando economia aos cofres públicos e que este recurso economizado possa ser revestido em investimentos para a cidade.  O Observatório Social de Criciúma acompanha as licitações realizadas na prefeitura, bem como faz sugestões sobre estes processos, sendo analisados mais de 80 processos licitatórios nos primeiros quatro meses de 2015. O resultado do trabalho tem sido positivo, podendo-se contabilizar uma economia aos cofres públicos de R$ 495.000,00 gerada pela sua atuação.

Já foram realizadas 18 reuniões do Grupo Gestor. No dia 27 de abril foi realizada a primeira Assembleia Geral Ordinária do Observatório Social de Criciúma. Neste encontro, que reuniu o Grupo Gestor, Conselheiros, entidades e comunidade, foi realizada a Assembleia de Prestações de Contas do 4º quadrimestre/2014 e 1º quadrimestre/2015. Neste encontro foi apresentado todo o trabalho realizado até agora e aprovadas as contas do OS.

Via Câmara Municipal de Criciúma

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br