Prêmio Gestor Público do Paraná será entregue nesta terça-feira

Promovida pelo Sindafep, instituição apoiadora do OSB, em parceria com outras entidades, a iniciativa premiará projetos de 23 dos 89 municípios paranaenses inscritos

01 de dezembro de 2013 17:53

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Nesta terça-feira (3), às 18h, será realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a entrega do I Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR), lançado em maio deste ano sob o tema “Educação: uma necessidade, uma certeza”. A iniciativa reconhece e concede láureas às boas práticas administrativas que estimulam o crescimento socioeconômico das cidades, e visa motivar as equipes de trabalho municipais incentivando o aperfeiçoamento de desempenho dos gestores.

Segundo o coordenador-geral do prêmio, Laerzio Chiesorin Júnior, o principal objetivo da iniciativa é desenvolver a cultura do planejamento na gestão municipal. “Vamos montar um banco de boas ideias que fomentem o planejamento, uma área que ainda merece pouco destaque”, afirma Chiesorin Júnior, procurador aposentado do Ministério Público de Contas, um dos órgãos participantes.

A premiação terá sua primeira edição no Paraná, instituída pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), instituição apoiadora do Observatório Social do Brasil (OSB), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda, Agência Fomento do Paraná, Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), Associação Paranaense de Imprensa (API), a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR) e a Alep.

Realizada há mais de dez anos no Rio Grande do Sul, a cerimônia será inédita no Paraná é fruto de um acordo com o Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIFISCO-RS), que detém a marca do Prêmio.

Todos os municípios do Paraná puderam se inscrever com até cinco projetos cada, com execução em 2013 e inseridos em qualquer área das funções e sub-funções de governo previstas na Portaria 42/99 do Ministério de Orçamento e Gestão. Foram 89 projetos inscritos, desenvolvidos em 49 municípios. As inscrições puderam ser realizadas em três temas centrais: educação, tecnologia da informação e administração tributária.

As iniciativas foram avaliadas em campo por auditores fiscais da Receita Estadual e selecionados por uma comissão julgadora. Elas vêm de todas as regiões do Paraná e são desenvolvidas em administrações de todos os portes, desde Curitiba até, por exemplo, Guairaçá, município do Noroeste do Estado com cerca de 6.500 habitantes. Na solenidade, será anunciado o ganhador do Prêmio Especial, como o projeto mais inovador e que possa ser reproduzido entre os 23 vencedores listados abaixo.

Assaí

Cambé

Campo Largo

Chopinzinho

Cianorte

Curitiba

Engenheiro Beltrão

Foz do Iguaçu

Guairaçá

Guarapuava

Ibiporã

Ipiranga

Maringá

Nova Esperança

Nova Fátima

Paraíso do Norte

Piên

Pinhais

Ponta Grossa

Rolândia

Santa Terezinha do Itaipu

Telêmaco Borba

Umuarama

O presidente do Sindafep, Agenor Carvalho Dias, disse que o número de inscritos superou as expectativas. “Isso demonstra o reconhecimento da importância do prêmio pelos prefeitos, que, ao mesmo tempo, têm a oportunidade de mostrar as boas ações que estão sendo desenvolvidas em seus municípios em benefício dos seus moradores”, destacou.

A solenidade de entrega será transmitida pela TV SINAL e também poderá ser acompanhada pela internet, por meio do site da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Com Informações do PGP-PR e Secretaria da Fazenda

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br